REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA TRAJETÓRIA ESSENCIAL PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO FÍSICA

Auteurs

  • Ana Aparecida Tavares da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fabyana Soares de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Aparecida Dias Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48163

Mots-clés:

Educação Inclusiva. Educação Física Inclusiva. Escola.

Résumé

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo discutir as concepções de educação inclusiva dos professores de educação física da rede pública de uma cidade do Rio Grande do Norte e o impacto dessas para a educação física numa perspectiva inclusiva. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e traz, como resultados, respostas atreladas, quase exclusivamente, à participação dos alunos com deficiência nas aulas. Com isto, percebe-se falta de clareza diante da educação física inclusiva, possivelmente ligada a conhecimentos restritos sobre a educação inclusiva, exigindo que os professores se aprofundem sobre essa temática, bem como assumam atitudes mais proativas.

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Bibliographies de l'auteur

Ana Aparecida Tavares da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda da linha de pesquisa Educação e Inclusão em Contextos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: antal@ufrn.edu.br.

Fabyana Soares de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Educação (PPGEd) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: olivfabyana@gmail.com.

Maria Aparecida Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Doutora da linha de pesquisa Educação e Inclusão em Contextos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: cidaufrn@gmail.com.

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Publiée

2021-07-20

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