Sulla rivista
Histórico e Escopo da revista
Em consonância com o projeto original, a Revista mantém a publicação de artigos que se conectam aos desafios de experiências e projetos político-pedagógicos com desejos de reinvenção dos processos educativos e culturais, sustentados pela dimensão estética que envolve as diferentes linguagens e nossa própria existência articulando interdisciplinarmente a docência com a pesquisa, o ensino e a extensão.
A identidade do periódico está ligada à categoria 'instituinte', entendida como movimentos de resistência dos sujeitos que pensam e fazem a educação e a cultura para além da burocracia engessada que silencia as experiências e trava possibilidades de transformações.
Atualmente, a Revista conta com parcerias de diferentes grupos de pesquisa em diversas Universidades, no Brasil e no mundo, vinculadas a Programas de Pós-graduação. Costuramos essas parcerias num movimento plural e integrador da diversidade de saberes que buscam a quebra das barreiras científicas historicamente construídas.
A Revista Aleph nasceu como parte do projeto de pesquisa Experiências Instituintes em Escolas Públicas, financiado pelo CNPq, apresentado pela professora emérita da Universidade Federal Fluminense, Dra. Célia Frazão Soares Linhares (aposentada da UFF), que ocupou o cargo de professora titular da UFF, organizou e coordenou o Aleph: Programa de pesquisa, aprendizagem-ensinagem e extensão em formação dos profissionais da educação, de 1990 até 2010. Também coordenou o Centro de Referências em Experiências Instituintes na Educação Pública e, com financiamento público, criou a Revista Aleph vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (stricto sensu) da Universidade Federal Fluminense, no ano de 2004.
Nesta época fazíamos backup das revistas em disquete. A partir de 2006 os números publicados estão registrados no sistema DOI e no sistema de revistas do OJS da UFF (https://periodicos.uff.br).
Somos um periódico que recebe artigos em fluxo contínuo e assim que os mesmos estão prontos para serem publicados são colocados on-line. Mantemos a publicações de dois números por ano. O número de artigos está condicionado ao fluxo editorial do período.
Os números especiais podem acontecer devido a parcerias interinstitucionais. Aceitamos artigos em língua portuguesa, espanhola, francesa e inglesa.
Nossa avaliação na CAPES no último quadriênio é B1.
Endereços e Contatos
Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis. Bloco D. Faculdade de Educação 5º andar - Sala 536 CEP. 24210-201 E-mail: aleph.ese@id.uff.br Facebook: aleph.brasil.7 Homepage: http://www.revistaleph.uff.br/