O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) PARA ALUNOS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS FRENTE ÀS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autori

  • Maíra Gomes de Souza da Rocha
  • Márcia Denise Pletsch

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38991

Abstract

 

O texto apresenta resultados de investigação em curso sobre políticas e práticas dirigidas a alunos com múltiplas deficiências. A análise enfatizou ações que utilizam recursos de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa e Ampliada. O estudo qualitativo realizou-se em Nova Iguaçu/RJ em sala de recursos de escola pública e evidenciou as dificuldades, as complexidades e a relevância do trabalho pedagógico realizado no AEE garantindo a aprendizagem dos alunos. 

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; práticas
pedagógicas; múltiplas deficiências.

Abstract:
The paper presents results of an ongoing research on policies and practices directed to students with multiple deficiencies. The analysis emphasized actions using resources of Assistive Technology and Augmentative and Alternative Communication. The qualitative study was conducted in Nova Iguaçu/RJ in a resource room of a public school and it evidenced up the difficulties, the complexities and the relevance of pedagogical work in SEA ensuring student learning.


Keywords: Specialized Educational Assistance, pedagogical practices,
multiple deficiencies.

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Pubblicato

2013-12-01

Come citare

Rocha, M. G. de S. da, & Pletsch, M. D. (2013). O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) PARA ALUNOS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS FRENTE ÀS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. RevistAleph, (20). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38991