EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM BARRA DE SÃO JOÃO DEVIRES DE UMA COLEÇÃO PRIVADA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i14.39021Abstract
A coleção de Paulo Pardal e Lully de Carvalho, instalada em Barra de São João (município de Casimiro de Abreu/RJ) foi constituída ao longo de mais de 50 anos. Composta por objetos e mobílias das fazendas da Região dos Lagos/RJ, moedas, instrumentos de trabalho, ex-votos, carrancas, indumentárias, armas, objetos de arte e outros tantos, muitos são reveladores da vida cotidiana de um Brasil que já não mais existe. Tais bens culturais mantêm latente informação, sentidos e valores que justificam sua categorização como patrimônio histórico e/ou artístico. Analisada e organizada para se tornar a principal ferramenta para ações educativas na área de preservação do patrimônio cultural, essa coleção é o ponto de partida de um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense – UFF que visa dar função social a essa coleção privada. Considera-se nesse projeto que conhecer o passado não é um fim em si mesmo, mas um meio para se pensar a transformação social e contribuir na formação de sujeitos históricos capazes de inventar seu próprio futuro. Pretende-se viabilizar um equipamento cultural que permita visitas e oficinas previamente agendadas. A aproximação do público aos objetos da coleção pode favorecer sua re-significação e provocar a compreensão e re-elaboração de seus sentidos.Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2014 Maria Vittoria de Carvalho Pardal, Adriana Russi T. de Mello, Ana Luiza Cordeiro de M. Barbosa
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).