ENSINAR OU NÃO ENSINAR: ANÁLISE DE UM DILEMA MORAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA MEXICANA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.39770Parole chiave:
ética profissional, deontologia, dilema moral, processo de ensino-aprendizagemAbstract
Este texto analisa o caso de um dilema moral apresentado numa escola secundária em Guadalajara, Jalisco, México, no contexto de um processo de ensino-aprendizagem. Com base na ética de Immanuel Kant, a deontologia e, especificamente, o imperativo categórico, conclui-se que o dilema moral em questão deve ser resolvido com a máxima “enquanto o professor e os alunos corresponderam nas condições, eles farão parte do processo de ensino-aprendizagem”. Além disso, destaca-se que as instituições mexicanas devem (1) publicar um código de ética profissional, (2) disseminar seu conteúdo e (3) estabelecer fóruns de discussão entre os professores para futuros problemas éticos.Downloads
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