BIBLIOTERAPIA E EDUCAÇÃO: SOPROS DE CUIDADO ENTRE LEITURAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.41444Parole chiave:
Biblioterapia, Formação de professores, Linguagens sensíveis.Abstract
Concebida como arte de cuidar por meio das histórias, a biblioterapia vale-se da leitura como convite a criar espaço para o acolhimento, a expressão, a escuta, a sensibilidade, os vínculos e a construção de sentido. Qual a contribuição dessa prática no contexto escolar? Qual a diferença entre aula de literatura e encontro de biblioterapia? O presente artigo se propõe a responder essas questões, ao tempo em que busca apresentar a temática: conceito, origens, premissas, propósitos, metodologia e exemplos vivenciados por professoras dentro da escola. São também apresentados resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar contribuições de espaços-tempos poéticos, simbólicos e expressivos na formação de professores, que incluiu a biblioterapia como um dos recursos metodológicos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES, R. Os três reis. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
AMARAL, M. A garrafa e a rolha. Rio de Janeiro: Lacre, 2015.
ANDRESEN, S. Obra poética. Rio de Janeiro: Tinta-da-china Brasil, 2018.
ASTRID, C. Alameda. Rio de Janeiro: Ibris Libris, 2014.
BACHELARD, G. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BARROS, M. Poesia completa. São Paulo: LeYa, 2010.
BARROS, M. Biblioteca Manoel de Barros/Matéria de poesia. São Paulo: LeYa, 2013.
BORGES, I. Biblica Chorona. Rio de Janeiro: Lago de Histórias, 2018.
CABRAL, A. Rasos d’água. Manaus: Valer, 2004.
CALDDIN, C. Biblioterapia: um cuidado com o ser. São Paulo: Porto de Ideias, 2010.
CHEVALIER, J. GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.
COUTO, M. O fio das missangas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
FERNANDES, M. O livro vermelho dos pensamentos de Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&M, 2014.
FRANCO, B. Ernesto. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Professora sim tia não – cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1995.
FUNARI, Eva. Nós. São Paulo: Global, 2003.
GALEANO, E. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2000.
GALLIAN, D. A literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma. São Paulo Martin Claret, 2017.
HILLMAN, J. O código do ser: uma busca do caráter e da vocação pessoal. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.
JECUPÉ, K. Tupã Tenondé: A criação do Universo, da Terra e do Homem segundo a tradição oral Guarani. São Paulo: Peirópolis, 2001.
JUNG, C. G. Memórias, sonhos, reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.
JUNG, C. G. Psicologia e Alquimia. 6 ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2012.
KILOMBA, G. Memórias da plantação. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LÓPES, Anabella. A força da palmeira. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2014.
MELLO, L. Nise da Silveira: caminhos de uma psiquiatra rebelde. Rio de Janeiro: Automática Hólos Consultores Associados, 2015.
MELLO, T. Poemas preferidos pelo autor e seus leitores: edição comemorativa dos 75 anos do autor. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
OUAKNIN, M. Biblioterapia. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
QUEIRÓS, B. Antes do depois. São Paulo: Global, 2018.
PENNAC, D. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2009.
QUEIRÓS, B. Para ler em silêncio. São Paulo: Moderna, 2007.
QUEIRÓS, B. Vermelho amargo. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
QUINTANA, M. Antologia poética. Porto Alegre: L&PM, 1999.
RANCIÉRE, J. Partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.
ROSA, S. O menino Nito. Rio de Janeiro: Pallas, 2008.
SOUSA, C. Biblioterapia no Brasil e na Polônia: distâncias e aproximação a partir da literatura científica. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017.
SOUSANIS, N. Desaplanar. São Paulo: Veneta: 2017.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2016.
VAZ, Sérgio. Colecionador de pedras. São Paulo: Global, 2013.
ZULLO, G. Os pássaros. São Paulo: Editora 34.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).