BIBLIOTERAPIA E EDUCAÇÃO: SOPROS DE CUIDADO ENTRE LEITURAS

Autores

  • CRISTIANA GARCEZ DOS SANTOS SEIXAS Psicóloga e Biblioterapeuta Autônoma. Especialista em Arteterapia pela Clínica POMAR (2016). Mestre em Educação. https://orcid.org/0000-0001-7758-8728

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.41444

Palavras-chave:

Biblioterapia, Formação de professores, Linguagens sensíveis.

Resumo

Concebida como arte de cuidar por meio das histórias, a biblioterapia vale-se da leitura como convite a criar espaço para o acolhimento, a expressão, a escuta, a sensibilidade, os vínculos e a construção de sentido. Qual a contribuição dessa prática no contexto escolar? Qual a diferença entre aula de literatura e encontro de biblioterapia? O presente artigo se propõe a responder essas questões, ao tempo em que busca apresentar a temática: conceito, origens, premissas, propósitos, metodologia e exemplos vivenciados por professoras dentro da escola. São também apresentados resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar contribuições de espaços-tempos poéticos, simbólicos e expressivos na formação de professores, que incluiu a biblioterapia como um dos recursos metodológicos.

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Biografia do Autor

CRISTIANA GARCEZ DOS SANTOS SEIXAS, Psicóloga e Biblioterapeuta Autônoma. Especialista em Arteterapia pela Clínica POMAR (2016). Mestre em Educação.

Psicóloga, biblioterapeuta, especialista em arteterapia, focalizadora de danças circulares, consteladora familiar sistêmica. É mestre em Educação pela UFF, pesquisadora do FIAR (Formação de Professores, Infância e Arte)

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

SEIXAS, C. G. D. S. (2020). BIBLIOTERAPIA E EDUCAÇÃO: SOPROS DE CUIDADO ENTRE LEITURAS. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.41444

Edição

Seção

Experiências Instituintes