JUVENTUDE E ESCOLA: PROBLEMATIZANDO REGRAS, SOCIABILIDADES E RELAÇÕES DE PODER

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42213

Parole chiave:

Escola, Juventude, Regras escolares, Sociabilidade

Abstract

Este artigo tem como objetivo problematizar as relações dos jovens com a escola em que estudam, focando na relação destes agentes com as regras da instituição. Realizamos um grupo focal com estudantes de cinco turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Durante a realização do grupo focal identificamos o alto grau de maturidade dos participantes, bem como a satisfação dos mesmos em serem ouvidos, entretanto restou evidente o descontentamento quanto às regras escolares, bem como seus lugares de fala dentro do ambiente escolar. Resultados indicaram muita dificuldade de
um debate amplo e profícuo entre os estudantes e os responsáveis pela escola, sinalizando a necessidade de práticas mais dialógicas e projetos coletivos que promova
uma interação entre grupos dirigentes da escola e jovens.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Fabrício Roberto Costa Oliveira, Professor do Departamento de Ciências Humanas da Uemg.

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012). É professor da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião e Sociologia dos Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: religião e política, história das religiões, história oral e movimentos sociais.

Cáio César Nogueira Martins, Licenciando do Curso de Ciências Sociais da UEMG/Barbacena.

Advogado regularmente inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil. Possui graduação em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2015) e graduação em Ciência Política pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018). Especialista em Direito Eleitoral pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/Minas (2016). Cursa Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Desenvolve estudos sobre temas relacionados a Política e Processo Eleitoral.

Deomario Lauriano Machado, Licenciando do Curso de Ciências Sociais da UEMG/Barbacena.

Licenciando do Curso de Ciências Sociais da UEMG/Barbacena.

Riferimenti bibliografici

ARIÈS, Philippe (1981). “As Idades da Vida”. In: História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar

BECKER, Howard (2008). Outsiders. In: Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

BOURDIEU, Pierre (2003).Questões de Sociologia. Tradução de Miguel Serras Pereira. Lisboa: Editora Fim de Século.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177- 229, 1990.

DAYRELL, Juarez (2007). A escola “faz” as Juventudes? Reflexões em torno da Socialização Juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

DAYRELL, Juarez, JESUS, Rodrigo Ednilson de (2016). Juventude, Ensino Médio e os processos de exclusão escolar. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 135, p.407-423, abr.-jun. 2016.

DUBET, François (1994). Sociologie de l´experience. Paris: Seuil, 1994.

DURKHEIM, Émile (1965). Educação e Sociologia. Editora Melhoramentos.

GIL, Carmem Zely Vargas, SEFFNER, Fernando (2016). Dois Monólogos não Fazem um Diálogo: jovens e ensino médio. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 1, 176 p. 175-192, jan./mar. 2016

MENDONÇA, Sueli Guadelupe de Lima (2011). A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico.Cad. Cedes, Campinas, vol. 31, n. 85, p. 341-357, set.-dez. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br.

NÓVOA, António (2019). Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação &Realidade, Porto alegre, v. 44, n. 3, 2019.

STECANELA, Nilda (2018). A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.929-946.ISSN 0100-3143. Disponível em

http://dx.doi.org/10.1590/2175-623678810.

YIN, Robert K (2016). O que é pesquisa qualitativa – e por que você cogitaria fazer este tipo de pesquisa (pp.3-21). In: Pesquisa Qualitativa do início ao fim. Tradução: Daniel Bueno; revisão técnica: Dirceu da Silva, Porto Alegre: Penso.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-07-24

Come citare

Oliveira, F. R. C., Martins, C. C. N., & Machado, D. L. (2020). JUVENTUDE E ESCOLA: PROBLEMATIZANDO REGRAS, SOCIABILIDADES E RELAÇÕES DE PODER. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.42213

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático