ADOLESCENTI, COMPETENZE SOCIO-EMOTIVE E PERCORSO VERSO L'AUTOREGOLAZIONE EMOTIVA: UN INTRODUZIONE
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.60955Parole chiave:
Teoria cognitiva sociale, Abilità socio-emotive., Autoregolazione emotiva., AdolescentiAbstract
Resumo
O ensaio teórico objetiva apresentar correlações entre competências socioemocionais e autorregulação emocional. A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica. O ensaio apresenta a seguinte estrutura: a) adolescência e saúde mental; b) o termo ‘socioemocional’ na legislação educacional; c) competências socioemocionais e o desafio para sua efetiva implementação na escola; d) panorama sobre a Teoria Social Cognitiva, autorregulação, autorregulação emocional, ansiedade acadêmica e ansiedade de provas; e) correlações entre as competências socioemocionais, a autorregulação emocional e as possibilidades na escola; f) considerações finais. Propõe-se que a autorregulação emocional seja um caminho viabilizador de questões emocionais com adolescentes no contexto escolar.
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