Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • URLs para as referências devem ser informadas, quando possível.
  • Está assegurada a avaliação por pares cegos.
  • Os autores podem indicar avaliadores com os quais possa haver conflito de interesse.
  • O artigo da submissão NÃO DEVE conter qualquer identificação e estar relacionado com a categoria Instituinte da RevistAleph.
  • Visando verificar a autencidade passe no verificador de Plágio: no https://copyspider.com.br/main/pt-br/download.
  • Verificar se o material está em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética. Os autores devem visitar o website do COPE (http://publicationethics.org), que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa. Passe pelo identificador de Plágio e submeta a verificação como documento suplementar. https://copyspider.com.br/main/pt-br/download
  • O artigo da submissão deve estar sem os nomes dos autores, todos os autores devem ser cadastrados na RevistAleph e ter ORCID. Preencha seus dados completos: Nome Completo (como deseja ser citado) e Nome da Instituição por extenso (Norma culta). Dados registrados pelos autores de forma errada aparecerão registrados no momento da publicação. Seja atento/a e cauteloso/a!
    O ORCID deve ser incluído com HTTPS. Caso o sistema não esteja aceitando, exclua o S do final, pois esse é um problema de atualização do OJS.

    Deve ter título, resumo e palavras-chave em português e inglês.

    Deve ser salvo em .doc ou .odt.

  • Para o texto que apresentar figuras e tabelas:

    As mesmas devem estar inseridas no texto, com título e fonte, não no final do documento na forma de anexos.

    Os autores são responsáveis por citar a origem das imagens e estar atentos para as autorizações legais de uso de tais imagens.

    Não esqueça de verificar se o seu texto possibilita acessibilidade para deficientes visuais, produzindo textos alternativos para gráficos, imagens e tabelas.

  • Enviar previamente artigo para pessoa habilitada para fazer revisão de norma culta das línguas presentes no artigo e da ABNT.
  • Incluir o ORCID de todos os autores. Preencha seus dados completos. O ORCID deve ser incluído com HTTPS. Caso o sistema não esteja aceitando, exclua o S do final, pois esse é um problema de atualização do OJS.

Diretrizes para Autores

A RevistAleph não tem fins lucrativos. A submissão de artigos é gratuita, bem como o acesso aos mesmos, dentro da política OJS.  O quantitativo de artigos em cada edição está condicionado ao fluxo editorial da revista.
Registre seu Nome como deseja que o mesmo apareça na citação. Registre o Nome Completo de sua Instituição.

A RevistAleph está sob Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (CC BY-SA 4.0)

Os artigos devem ser submetidos pela página da Revista, por meio do OJS. Os autores devem procurar, na coluna ao lado esquerdo o item INFORMAÇÃO PARA AUTORES e seguir os passos para envio.

A RevistAleph privilegia a socialização de artigos que se articulam com políticas e práticas instituintes entrelaçadas a dimensões éticas, estéticas, democraticamente includentes, nos diferentes tempos/espaços. Buscamos divulgar os movimentos de criação de uma outra escola, de um outro ensino e de uma outra educação a que vimos chamando de experiências instituintes e que se articulam também com o conceito de inovação pedagógica e de práticas insurgentes na Educação.

No artigo, os argumentos deverão ser desenvolvidos com originalidade e respaldarem-se no diálogo com pensadores que estabeleçam interlocuções com as grandes áreas da CAPES: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; CIÊNCIAS HUMANAS; LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES e MULTIDISCIPLINAR.

O encaminhamento do artigo para publicação por meio do OJS indica a concordância do autor em compartilhar sua produção pela internet sem receber qualquer valor pecuniário, respeitando-se seus direitos autorais. 

Aceitamos artigos em outras línguas. Com exceção do Espanhol, em todas as outras deve ser enviada a versão em língua portuguesa. Tal tradução está sob responsabilidade dos autores. 

Excepcionalmente, a Revista aceita textos de autores brasileiros ou estrangeiros publicados no exterior e que sejam inéditos no Brasil, condicionados à aprovação da Comissão Editorial.

A Comissão Editorial da Revista Aleph informa que não serão encaminhados para avaliação por pares cegos, artigos que não atendam aos seguintes critérios:

  • Revisão rigorosa da norma culta da língua Portuguesa e da língua estrangeira é de responsabilidade dos autores, que devem assumir o custeio e contratação de profissional para revisão ortográfica, gramatical e das normas da ABNT do texto, na íntegra. 
  • Formatação do artigo de acordo com o template da Revista ( https://docs.google.com/document/d/1RhwjtM5cYXbD28oqs08HHUtTz9Fpb4f-/edit).
  • Cadastro e preenchimento dos metadados dos autores e coautores.  No resumo da biografia deverá constar, para autores e coautores: titulação máxima, local de obtenção da titulação, filiação institucional atual. Serão sumariamente arquivadas as submissões que não apresentem o cadastro (metadados) completos e corretos.  
  • O texto deve ser original  e não pode estar sendo avaliado para publicação em outra revista.
  • Os autores são responsáveis por verificarem se os artigos não contêm plágio e se estão dentro dos princípios de ética em pesquisa, em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), disponível em: http://publicationethics.org
  • Os artigos poderão ter no máximo quatro (4) autores, sendo que um deles deve ter  titulação mínima de mestrado ou estar com ele em curso.
  • Os artigos para as seções Autores convidados, Dossiê temático, Experiências Instituintes e Pulsações e Questões Contemporâneas, devem ter entre 18 e 24 páginas, incluindo imagens, tabelas, anexos e referências. Casos excepcionais  serão analisados pelo conselho editorial.
  • Os autores devem retirar qualquer identificação de autoria do artigo. Os dados retirados devem ser substituídos por XXXXX e quando o artigo for aprovado, os dados dados devem ser incoprorados ao texto e enviados pelo sistema.
  • A distribuição final dos artigos entre as seções da Revista fica a cargo da equipe editorial. 
  • De acordo com critérios estabelecidos pela política de avaliação da CAPES, só serão publicados 20% de artigos internos à UFF. 

Artigos que resultam de monografias, dissertação de mestrado, tese de doutorado devem trazer o orientador como co-autor.

Visando aprimorar a acessibilidade, pedimos que os autores façam a descrição de imagens, tabelas e outros. Nete caso pode haver extrapolação do máximo de páginas.

Visando aprimorar a acessibilidade, pedimos que os autores façam a descrição de imagens, tabelas e outros, observando, neste caso, possível extrapolação do número máximo de páginas.

  • Descrever as figuras e gráficos, utilizando-se da ferramenta de texto alternativo.

Orientações (passo-a-passo):

  1. Sobre a imagem, clique no botão "Editar Texto Alt”.
  2. Na lateral à direita, aparecerá uma caixa onde você poderá descrever a figura.

Importante: A quantidade de caracteres para essa descrição não será contabilizada no total de caracteres permitidos para a submissão de trabalhos.

Sobre o processo de avaliação:

  1. Se o artigo submetido cumprir com todos os requisitos formais, os editores farão uma avaliação inicial. Caso considerem que o artigo não é adequado ao perfil da revista ou que não têm qualidade mínima requerida, poderão rejeitá-lo sem enviá-lo a outros avaliadores.
  2. Os artigos que passem por esse primeiro filtro serão enviados a dois pareceristas externos. Nesse processo é enviado o seguinte formulário: Formulário de avaliação 2017
  3. Caso os avaliadores apresentem pareceres discordantes, ou se por algum outro motivo os editores considerarem necessário, o artigo será enviado a um terceiro avaliador.
  4. A partir dos pareceres, os editores poderão decidir:
  • Aceitar o artigo submetido: como está ou com ligeiras modificações;
  • Aprovado com restrições: a contar da data de envio dos pareceres pela editoria, o autor terá uma semana para atender e comentar as reformulações sugeridas pelos avaliadores e/ou editores (Com destaque no texto, com outra cor de fonte, as partes que forem alteradas). Em situações que, sem justificativa, o autor demore mais que o prazo máximo para reformulação, o artigo será automaticamente rejeitado. Os editores se reservam o direito de não publicar o trabalho se as reformulações não atenderem às exigências, sem justificativas convincentes.
  • Rejeitar: o trabalho não será publicado na Revista Aleph.
  • Ressubmeter para avaliação: o trabalho poderá ser reenviado para nova avaliação, reiniciando o processo de submissão na revista.

A revisão final do artigo ficará a cargo dos autores. O periódico não se responsabiliza pela revisão gramatical dos trabalhos.

A revista publica seus números regulares nos meses de julho e dezembro. O envio dos artigos para cada publicação deve seguir as orientações das Chamadas para autores. Em geral, o prazo de avaliação e retorno do resultado para os autores acontece em quatro meses. Em situações especiais os editores entrarão em contato com os autores. Os autores também poderão acompanhar o andamento do artigo entrando no OJS por seu cadastro.

Autores Convidados

Nessa seção convidamos  pesquisadores para produzirem artigos articulando o tema do Dossiê com as diversas linguagens artísticas. 

Dossiê Temático

Nessa seção publicamos artigos relacionados ao tema principal de cada número da revista. Os artigos encaminhados devem ser fruto de projetos de pesquisa, de ensino e/ou de extensão já em fase avançada ou concluídos.

Experiências Instituintes

Neste espaço publicamos artigos ou narrativas de experiências que articulam a reflexão e tensionam a produção da realidade potencializando outros modos de ser e estar na sociedade, processos de inclusão, diálogos e de ruptura com os poderes instituídos. 

Pulsações e Questões Contemporâneas

Nesta seção publicamos textos originados de projetos que estejam em andamento e cujas reflexões e experiências fagulham na direção de uma proposta instituinte. Também são publicados textos ligados às reflexões ensaísticas. 

Entrevista

Nesta seção publicamos entrevistas com ou sobre pesquisadores da área que tragam reflexões sobre temas científicos.

Resenha científica

Seção não obrigatória e será publicada, no máximo, uma resenha por número, de livros com menos de três anos de publicação. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.