ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL EM MOÇAMBIQUE: CONQUISTAS E DESAFIOS – RUPTURAS E CONTINUIDADES

Autores

  • José de Inocêncio Narciso Cossa
  • Maria de Lourdes Rangel Tura

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39187

Palavras-chave:

Organização, funcionamento, ensino secundário, Moçambique,

Resumo

ste artigo é decorrente do estudo sobre a organização e funcionamento
das Escolas do Ensino Secundário Geral em Moçambique: Conquistas e
Desafios, através da revisão bibliográfica e pesquisa empírica. O estudo visa
entender o percurso do sistema educativo moçambicano, desde o período
colonial, olhando, sobretudo, para as conquistas, mas também os desafios
que ainda se colocam para o sistema educativo em Moçambique. A
pesquisa optou por uma abordagem qualitativa visto que se fez a análise de
conteúdo das entrevistas e das leituras feitas ao longo do trabalho. O
estudo mostrou que o sistema educativo moçambicano ficou marcado, ao
longo da sua existência, por rupturas e continuidades desde o período
colonial, como são os casos de proibição de uso das línguas maternas nas
escolas, a falta de condições de trabalho em algumas escolas, falta de
recursos humanos qualificados e uma desproporcionalidade entre o nível
acadêmico dos professores e a classe que lecionam. A pesquisa mostrou,
igualmente, que há assimetrias marcantes entre as escolas, quer em termos
de recursos materiais e recursos humanos, fato que impossibilita a
homogeneização e comparação entre elas.

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Publicado

2017-08-17

Como Citar

Cossa, J. de I. N., & Tura, M. de L. R. (2017). ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL EM MOÇAMBIQUE: CONQUISTAS E DESAFIOS – RUPTURAS E CONTINUIDADES. RevistAleph, 28(28). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39187