A IMPORTÂNCIA DO APRENDER: JUNTANDO E COSTURANDO O MUNDO E A ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i17.38976Resumo
O texto tem como objetivo refletir e problematizar a visão predominante entre os
docentes e gestores escolares sobre o grupo de referência do 2° ciclo de uma Escola Municipal de
Niterói. No início do ano de 2011 o grupo de referência era formado por alunos com idades entre
10 a 13 anos e nos foi apresentado como aqueles que eram os mais desinteressados pelos
estudos. Nossa pesquisa no espaço escolar dialogou com a pesquisa-ação e com a pesquisa
participante, por meio das quais buscamos construir um diálogo com a escola, com o trabalho do
professor de referência e com as necessidades trazidas pelos estudantes. No desenvolvimento do
projeto, todos puderam ser ouvidos durante as vivências. Percebemos, inicialmente, uma
dificuldade de diálogo entre os estudantes, os gestores da escola e os professores de referências.
Realizamos atividades lúdicas e reflexivas visando instigar o pensamento crítico dos alunos. Os
alunos se interessaram pelas atividades, principalmente quando se sentiam agentes ativos do
processo da construção do conhecimento. Acreditamos que nossa parceria com a professora ao
longo do ano contribuiu com uma releitura da visão inicial sobre o grupo de referência e com a
construção de uma percepção mais positiva sobre os alunos. Identificamos que a professora de
referência apresentou um trabalho educativo com mais diálogos, reflexão e ludicidade,
oportunizando a formação da autonomia dos discentes.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2014 Iolanda da Costa da Silva, Isabele Cristina Fonseca Ramos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).