“SOUVENIR DE CLASSE”: MEMÓRIAS E NARRATIVAS A PARTIR DO SENSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38980Resumo
Trata-se de uma reflexão sobre o saber da experiência vivida em sala de aula com estudantes do Curso de Pós-Graduação em Educação na Disciplina Memórias e Narrativas (2011), à luz da relação com o Sensível tal qual definido por Danis Bois na perspectiva da psicopedagogia perceptiva. As aulas foram concebidas como ateliês nos quais os estudantes se relacionaram com sua experiência de memória, usando as ferramentas do aporte teórico do Sensível: a relação com o silêncio; a diretividade informativa e a reciprocidade atuante. Ao produzir memórias através de narrativas, os estudantes enfrentaram o desafio de negociar com dois tipos de escrita: a de implicação e a de explicação. O Paradigma do Sensível revelou-se postura epistemológica enriquecedora da prática educativa ao favorecer a criação de uma compreensão profunda e humana do gesto de aprender, de conjugar razão e sentimento, de elaborar uma escrita do Sensível e levantar perguntas que mudam representações cristalizadas e movem ideias.
Palavras-chave: Memória e História; Memórias e Narrativas; Memória Escolar;
Memória e Paradigma do Sensível
Résumé
Il s'agit d'une réflexion sur le savoir de l'expérience vécue dans des classes avec
les étudiants de l' enseignement post-universitaire de la Discipline Memoires et
Narratives ( 2011 ), à la lumière du rapport au “Sensible”, tel qu´il a été defini par Danis Bois dans la perspective de la Psychopédagogie Perceptive. Les classes ont été conçus comme des ateliers où les étudiants ont posé des problèmes vécus avec leur rapport à la mémoire, en utilisant les outils du support théorique du Sensible: la relation avec le Silence; la Directivité Informative et la Réciprocité Actuante. En produisant des memoires à travers les narratives, les étudiants ont été mis au défi de faire face à la écriture de l´implication et à la écriture de l´explication. Le Paradigme du Sensible s´est révélé comme une position épistémologique permettant d´enrichir la pratique éducative pour promouvoir la création d'une profonde compréhension de l'apprentissage comme un geste humain, de relier la raison et le sentiment, et d'élaborer une écriture du Sensible, en soulevant des questions qui changent des représentations et bougent des idées.
Mots-clés: Mémoire et Histoire - Mémoires et Narratives - Mémoire de l´école –
Mémoire et Paradigme du Sensible
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2014 Clarice Nunes
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).