FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CLÉLIA NANCI: NARRATIVAS, MEMÓRIAS E SABERES
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38981Resumo
Resumo
O presente artigo tem como objetivo socializar pesquisa-formação vivida no componente curricular Estágio Supervisionado III do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Formação de Professores. Nossa atuação tomou como eixo articulador o pressuposto da escola como lugar de memórias, envolvendo os alunos do Curso de Pedagogia no levantamento das memórias e histórias da formação de professores, por meio da inserção no cotidiano escolar, desenvolvimento de oficinas pedagógicas, levantamento de fontes documentais, bem como registro de relatos orais. Falamos, assim, de uma experiência de pesquisaformação e de referências que nos levam a sentidos do processo de
formação de professores em sua articulação com a memória e a narração, enquanto abordagens potentes de investigação no campo educativo.
Palavras-chave: Memória; Prática Educativa; Formação de Professores
ABSTRACT:
The present article aims to socialize a formation-research proposal experienced in the curricular component Supervised Training III of the Pedagogy Course from the Faculty of Formation of Teacher. Our performance took as articulator axle the presupposition of the school being a place of memories, involving students from Pedagogy Course on gathering of memories and histories concerning the formation of teachers through the insertion on daily school activities the development of pedagogical workshops, survey of documentary resources as well as records of spoken reports. Thus, we spoke about a formation-research experiment and about references that take us to senses of the process of formation of teachers in its articulation with memory and narrative as being powerful approaches of research in educational field.
Keywords: Memory; Educational Practice; Formation of Teachers
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