ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ONDAS SONORAS AOS ALUNOS SURDOS: UMA PROPOSTA INCLUSIVA. ACTIVITIES FOR THE EDUCATION OF SOUND WAVES TO DEAF STUDENTS: AN INCLUSIVE PROPOSAL

Autores

  • Ruth Maria Mariani Braz

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39256

Palavras-chave:

Ensino de física. Materiais didáticos. Glossário de LIBRAS. Physics teaching. Teaching materials. LIBRAS glossary.

Resumo

O projeto “Atividades para o Ensino de Ondas Sonoras” é uma proposta inclusiva que tem como objetivo possibilitar que os alunos surdos e ouvintes tenham as mesmas condições de assimilar o referido conteúdo, incluso no Currículo Mínimo de Física para o Ensino Médio. A metodologia utilizada foi o simulador PhET. Foram explorados os sentidos de tato e visão dos surdos. Esteve ainda disponível na sala de aula o apoio de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais. Foi neste contexto que os alunos puderam aprender através da exploração e da descoberta. A proposta foi aplicada com êxito entre alunos de uma escola pública, inseridos em diferentes séries dos Ensinos Fundamental e Médio. Tivemos como resultado o sucesso dos alunos surdos nesta aprendizagem, bem como o neologismo de dois sinais em LIBRAS: um para ultrassom e o outro para infrassom.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2018-07-20

Como Citar

Braz, R. M. M. (2018). ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ONDAS SONORAS AOS ALUNOS SURDOS: UMA PROPOSTA INCLUSIVA. ACTIVITIES FOR THE EDUCATION OF SOUND WAVES TO DEAF STUDENTS: AN INCLUSIVE PROPOSAL. RevistAleph, (30). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i30.39256