DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL – APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE AOS ACONTECIMENTOS COMO POTENCIALIDADE PARA OS ENCONTROS E SENTIDOS FROM CHILDREN EDUCATION TO FUNDAMENTAL TEACHING - PRESENTATIONS ON TEACHER TRAINING TO EVENTS AS POTENTIALITY FOR MEETINGS AND MEANINGS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39288Palavras-chave:
Prática Docente. Identidade docente. Transição Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Acontecimentos. Teaching practice. Teaching identity. Transition Early Childhood Education. Events.Resumo
O texto apresentado toma como ponto de partida o processo transitório da Educação Infantil para o Ensino Fundamental a fim de compreender como a formação pode contribuir para o estabelecimento de diálogos. Baseia-se nas contribuições de Cruz (2012) e Saviani (2007) para abordar o caráter da pedagogia em sua dimensão teórica e prática e, Nóvoa (2017), no sentido de olharmos para a prática docente como
posições entre os sujeitos e seus conhecimentos, assim como em demais autores relevantes. Propõe que a prática docente, no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, instaure possibilidades significativas , configurando-se como acontecimentos em transição e nestes, estabeleça potencialidades da prática nos encontros em espaços de enunciações.
The text presented takes as a starting point the transitional process from Early Childhood Education to Elementary Education in order to understand how training can
contribute to the establishment of dialogues. It is based on the contributions of Cruz (2012) and Saviani (2007) to approach the character of pedagogy in its theoretical and
practical dimension, in Nóvoa (2017) in order to look at teaching practice as positions between subjects and their knowledge, as well as in other relevant authors. It proposes that the teaching practice in the process of transition from Early Childhood Education to Elementary Education establishes significant possibilities as events in transition, in these, the potentiality of practice lies in the meetings in spaces of enunciations.
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