PROCESSOS FORMATIVOS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: ELEMENTOS PARA REFLEXÃO EDUCATIONAL PROCESSES AND POLICIES IN THE PERSPECTIVE OF INCLUSION: ELEMENTS FOR REFLECTION
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39290Palavras-chave:
Processos formativos. Inclusão em educação. Políticas educacionais. Formative processes. Inclusion in education. Educational policies.Resumo
Este ensaio discute a relação entre formação, valorização do magistério e o processo de inclusão em educação. O Atendimento Educacional Especializado e as políticas
subjacentes à sua implementação são abordados, considerando a fragilidade decorrente da formação e a excessiva responsabilização docente. Com o intuito de
apresentar proposições às barreiras identificadas, apoiamo-nos em documentos oficiais e em experiências nacionais e internacionais, tais como o ensino colaborativo. Por fim, tecemos breves considerações no sentido de pensar uma política de formação que considere a escola e seu cotidiano como lócus privilegiado para a construção de culturas, políticas e práticas de inclusão, que busque romper com as
barreiras de aprendizagem e participação dos estudantes com e sem deficiência.
This essay discusses the relationship between training, valorization of the teaching profession and the process of inclusion in education. The Specialized Educational
Assistance and the policies underlying its implementation are addressed, considering the fragility of training and excessive teacher accountability. In order to present propositions to the identified barriers, we rely on official documents and national and international experiences, such as collaborative teaching. Finally, we make brief considerations in the sense of thinking about a training policy that considers the school and its daily life as a privileged locus for the construction of cultures, policies and practices of inclusion, that seeks to break the barriers of learning and participation of students with and without disabilities.
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