O DILEMAS DAS REDES E A MODULAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS DOS USUÁRIOS: O QUE ISSO TEM A VER COM OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM?
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi36.50581Palavras-chave:
Aprendizagem, Redes sociais, ComportamentosResumo
Esse artigo tem por finalidade estabelecer algumas análises sobre o documentário “O Dilema das Redes” e sua relação com as modulações dos comportamentos dos usuários da internet. Defendemos que nesta relação se estabelecem processos de aprendizagens que interferem nas visões de mundo das pessoas, influenciando a conscientização crítica dos sujeitos. Nossas considerações provisórias apontam para a importância do papel da escola junto aes estudantes como forma de criar espaços de emancipação, para que possam tecer maneiras de enfrentamentos diante de situações opressoras vivenciadas por jovens em redes sociais.
Downloads
Referências
Referências:
ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Dialética negativa. Tradução de M. A. Casanova. Revisão de E. S. Neves Silva. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
BESSAS, Alex. Índice de suicídio entre adolescentes cresce 24% em nove anos. Disponível em: https://www.otempo.com.br/interessa/indice-de-suicidio-entre-adolescentes-cresce-24-em-nove-anos-1.2173731. 2019. Acesso em: 10/10/2020.
COSTA, Ana Kerlly Souza da. Hipersexualizaçao frente ao empoderamento: a objetificação do corpo feminino evidenciada. Disponível em: https://7seminario.furg.br/images/arquivo/338.pdf. Acesso em: Acesso em: 10/10/2020.
CUNHA, Marcus Vinicius. A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais. Cadernos Espinosanos. São Paulo, vol. 4, n. 2, jul./dez. 1988.
FARMACÊUTICO DIGITAL. “O que é quarentena? O que é isolamento?” Disponível em: https://farmaceuticodigital.com/2020/03/o-que-e-quarentena.html. Acesso em: 14/10/2020).
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1981.
SKINNER, Burrhus Frederic. O mito da liberdade. Rio de Janeiro: Bloch, 1973.
KLEIN, Naomi. A doutrina do choque. São Paulo: SmartBook, 2009.
LUKÁCS, Gyõrgy. Para uma ontologia do ser social. V. 2, Boitempo: São Paulo, 2014.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. “O que é Covid-19”. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger. Acesso em: 14/10/2020.
UNICEF. Cyberbullying: o que é e como pará-lo – 10 coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo. Acesso em: 09/10/2020.
POLITIZE. Violência doméstica no Brasil: desafios do isolamento. Disponível em:
https://www.politize.com.br/violencia-domestica-no-brasil/ . Acesso em: 11/10/2020.
SANTOS, Edméa Oliveira dos. Educação Online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. Programa de Pós-Graduação em Educação. 351 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.
SEPÚLVEDA, Denize. Avaliação, formação do/a professor/a e fracasso escolar: uma relação de complexidade presente no cotidiano da escola. Programa de Pós-Graduação em Educação. 156 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2003.
SODRÉ, Muniz. O globalismo como neobarbárie. In: MORAES, Dênis (org.). Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro: Record, 2004.
TANZI, Alexandre. Suicídio aumenta entre adolescentes e jovens nos EUA. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2019/10/17/suicidio-aumenta-entre-adolescens-e-jovens-nos-eua.htm. Acesso em: 10/10/2020.
ZUBOFF, Shoshana. Facebook, Google e uma era das trevas do capitalismo de vigilância. 25 de Janeiro de 2019. Disponível em: https://www.ft.com/content/7fafec06-1ea2-11e9-b126-46fc3ad87c65. Acesso em: 25/04/2021.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Denize Sepúlveda, Yuri de Aguiar Xavier Sepulveda
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).