ENFRENTANDO A ESCRITA-EM-DÍVIDA NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.42653

Palavras-chave:

Escrita. Pós-graduação. Psicologia. Adoecimento.

Resumo

O contexto de produção de pesquisas na pós-graduação stricto sensu Brasil afora tem chamado a atenção de pesquisadores e sido noticiado em mídias impressas que alertam sobre os efeitos produzidos nos corpos: estresse, depressão e ansiedade. Somadas a isso, a limitação dos prazos e a necessidade de publicação de artigos como atividade contínua em nome das boas avaliações e da justificação da concessão de bolsas de estudo e de outras condições mínimas para realização das pesquisas constituem um cenário em que a relação com a escrita passa a ser vivida como algo da ordem do impossível – nomeamos essa posição de escrita-em-dívida. A palavra dívida terá relação com um processo de medicalização em que uma posição normalizadora dá contorno e sentido ao existente. Abordaremos a escrita como território de enfrentamento à sensação do impraticável na produção acadêmica e apresentaremos um dispositivo utilizado com estudantes de pós-graduação em curso de Psicologia na relação escritura-pesquisa; a escrita de cartas em que se dá a experimentação de uma outra posição em relação àquilo que se escreve e às palavras elegidas. Os deslocamentos de pensamento operados no exercício da escrita endereçada permitem enfrentar o que impossibilita a formulação do texto, pois operam uma torção do autor em relação à própria produção.

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Biografia do Autor

Adriana Marcondes Machado, Universidade de São Paulo

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, Brasil(1996). Professora Doutora da Universidade de São Paulo - Departamento da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do IPUSP desde 2010.

Beatriz Saks Hahne, Universidade de São Paulo

Mestre e doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, Brasil

Carolina Terruggi Martinez, Universidade de São Paulo

Mestranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, Brasil

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

Machado, A. M., Hahne, B. S., & Martinez, C. T. (2020). ENFRENTANDO A ESCRITA-EM-DÍVIDA NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES. Movimento-Revista De educação , 7(14). https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.42653