O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT - E O SIGNIFICADO DESSA OFERTA DE FORMAÇÃO EM PÓS GRADUAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.43914Palavras-chave:
Mestrado Profissional. Formação em rede. Pós graduaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a contribuição do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEpt para a pós graduação brasileira. Faz um rápido histórico do programa, apresentando o volume de inscritos, as dissertações defendidas e os produtos educacionais em paralelo a discussão sobre a oferta de cursos de mestrado no âmbito da Educação Profissional, dentro dos Institutos Federais. Verifica-se que desde sua implantação em 2017, trezentas e quatorze (314) dissertações foram defendidas com seus respectivos produtos educacionais disponibilizados para uso na educação profissional, tanto no ensino médio ou superior, quanto na gestão. Além disso, é o único programa presente em todo o território nacional, demonstrando que a demanda de formação ainda existe em nosso país, bem como a necessidade de aprofundamento desta questão.
Downloads
Referências
BARROS, Elionora Cavalcanti; VALENTIM, Marcia Cristina; MELO, Maria Amélia Aragão. O debate sobre o mestrado profissional na Capes. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, 11, p. 124-138, 2005. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/84 . Acesso em: 07 jun. 2020.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. A educação profissional e tecnológica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/tema1.pdf. Acesso em nov. 2020.
FREITAS, Rony Claudio de Oliveira. Desafios da pós-graduação em educação profissional e tecnológica: Entrevista com Rony Cláudio de Oliveira Freitas. Revista Debates em Educação, v. 11, n 24, maio/ago. 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6823 Vários acessos.
LEITE, Priscila de Souza Chisté. Materialismo Histórico-Dialético e suas relações com a pesquisa participante: contribuições para pesquisas em Mestrados Profissionais. Revista Anhanguera, v. 18, n. 1, p. 52–73, 2018. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/download/1405/1362. Acesso em: 28 jun. 2020.
MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro; URBANETZ, Sandra Terezinha. Mestrado profissional em educação profissional e tecnológica no Instituto Federal do Paraná: desafios e expectativas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 14, n. 2s1, p. 885-903, 2019. Disponível em:
https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7154 Acesso em: 28 jun. 2020.
OSTERMANN, Fernanda; REZENDE, Flavia. Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática: uma reflexão sobre os mestrados profissionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 1, p. 66-80, abr. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2009v26n1p66/10020 . Acesso em junho 7, 2020.
PEREIRA, Marcus Vinícius; RÔÇAS, Giselle. O ensino de pós-graduação nos Institutos Federais. In: ANJOS, Maylta Brandão; RÔÇAS, Giselle. As políticas públicas e o papel social dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Natal: EdIFRN,2017. p. 160-178. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1510/SE%CC%81RIE%20REFLEXO%CC%83ES%20NA%20EDUCAC%CC%A7A%CC%83O%20-%20v%201.pdf?sequence=1&isAllowed=y
PROFEPT. Instituto Federal do Espírito Santo. Processo seletivo do curso de mestrado profissional em educação profissional e tecnológica ofertado em rede nacional. Vitória, ES, 2018a, jun.2020. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/selecao/001-2017.
PROFEPT. Instituto Federal do Espírito Santo. Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica para oferta de turma especial. Vitória, ES, 2018b, jun.2020. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/selecao/002-2017.
PROFEPT. Instituto Federal do Espírito Santo. Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional -2018. Vitória, ES, 2018c, jun.2020 Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/selecao/edital2018-001.
PROFEPT. Instituto Federal do Espírito Santo. Instituições Associadas. Vitória, ES, 2019a. Vitória, ES, 2018c, jun.2020. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/ias.
PROFEPT. Instituto Federal do Espírito Santo. Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional -2019. Vitória, ES, 2019b, jun.2020 Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16409-edital2019.
PROFEPT. Instituto Federal do Espírito Santo. Processo Seletivo. Vitória, ES, 2020ª, jun2020. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/selecao.
PROFEPT. Instituto Federal do Espírito Santo. Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - Turma 2020. Vitória, ES, 2020b, jun.2020 Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16426-edital20
PROFEPT. Instituto Federal do Espírito Santo. Regulamento Geral. Vitória ES, 2020c. Vitória, ES, jun.2020. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/regulamentoprofept/regu.
SILVEIRA, Zuleide S. Concepção de educação tecnológica na reforma do ensino médio e técnico no governo FHC: resultado de um processo histórico. Revista Trabalho Necessário, ano 6, nº 6, 2008. Disponível em Disponível em:
http://www.uff.br/trabalhonecessario/index.htm Acesso em jul. de 2020.
SILVEIRA, Zuleide S. A concepção burguesa de educação tecnológica e de desenvolvimento econômico e a política de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 8, p. 95-117, jan.-jun./2020. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/393 Acesso em jul. de 2020.
SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT): conquistas, perspectivas e desafios. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 4, out./dez., 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13062/7106 Acesso em: 25 mai. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sandra Terezinha Urbanetz, Eliste Lopes Cassiano, Vanessa Bettoni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.