MEDICALIZAÇÃO E DISCURSO UNIVERSITÁRIO
Por uma Política de Cuidado e Escuta do Sujeito na Educação
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v7i15.47558Palavras-chave:
Medicalização, Discurso Universitário, Sujeito, Educação, Psicanálise em ExtensãoResumo
Pretendemos discutir a prevalência do discurso médico na educação – da escola à universidade – como dispositivo de controle e exclusão do sujeito - presente nas demandas de medicalização de transtornos mentais e de aprendizagem, bem como os condicionantes econômicos e políticos determinantes desse fenômeno. Para tanto, trataremos da intervenção do discurso médico e da naturalização e medicalização dos fenômenos psíquicos, movidos pelo objetivo de problematizar o sofrimento psíquico na escola. A questão central de nossa discussão diz respeito à dimensão política do sofrimento na escola, esse que encontra como via principal de sustentação a medicalização. Nossa argumentação pontua que, na contramão desse modo de gozar, o sofrimento faz pensar sempre numa história e num enquadramento social e político que precisa ser tematizado no enfrentamento das práticas escolares cotidianas.
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