Piaget na terra de Lilliput: reflexões piagetianas sobre a educação Dominique Colinvaux
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i01.190Abstract
Este artigo aborda os estudos psicogenéticos de Jean Piaget com o objetivo de articulá-los com questões e preocupações pedagógicas. Inicia mostrando a origem dos estudos piagetianos, analisando e caracterizando os principais resultados obtidos por ele e sua equipe junto a crianças suíças das primeiras cinco décadas do século XX; delineia a dinâmica e os processos de formação/construção do conhecimento e aponta limites e possibilidades oferecidos pela interpretação piagetiana. Em seguida, discute criticamente as contribuições que se costumam derivar dos estudos piagetianos para as questões educacionais: focaliza a chamada teoria dos estágios e problematiza a noção de prontidão, frequentemente mencionada em nossos meios educacionais, sobretudo escolares. Conclui com algumas reflexões acerca dos processos de aprendizagem e formação de conhecimento, tais como ocorrem em contextos de ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons - Attribution-Non-Commercial International4.0, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after publication in this journal.
The sources indicated, the ideas and opinions expressed are the sole responsibility of the authors, not necessarily reflecting the opinions of the journal.