Piaget na terra de Lilliput: reflexões piagetianas sobre a educação Dominique Colinvaux

Autores/as

  • Dominique Colinvaux

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i01.190

Resumen

Este artigo aborda os estudos psicogenéticos de Jean Piaget com o objetivo de articulá-los com questões e preocupações pedagógicas. Inicia mostrando a origem dos estudos piagetianos, analisando e caracterizando os principais resultados obtidos por ele e sua equipe junto a crianças suíças das primeiras cinco décadas do século XX; delineia a dinâmica e os processos de formação/construção do conhecimento e aponta limites e possibilidades oferecidos pela interpretação piagetiana. Em seguida, discute criticamente as contribuições que se costumam derivar dos estudos piagetianos para as questões educacionais: focaliza a chamada teoria dos estágios e problematiza a noção de prontidão, frequentemente mencionada em nossos meios educacionais, sobretudo escolares. Conclui com algumas reflexões acerca dos processos de aprendizagem e formação de conhecimento, tais como ocorrem em contextos de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2013-12-18

Cómo citar

Colinvaux, D. (2013). Piaget na terra de Lilliput: reflexões piagetianas sobre a educação Dominique Colinvaux. REVISTA MOVIMIENTO, (01). https://doi.org/10.22409/mov.v0i01.190

Número

Sección

Dossiê Temático