A prática de pesquisa como princípio educativo
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i05.96Abstract
A discussão do princípio educativo da pesquisa, entendido como via de emancipação na busca e construção do conhecimento através do questionamento crítico, possibilitado pela investigação científica, requer a revisão de alguns conceitos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho se propõe a identificar as evidências de que o princípio educativo da prática de pesquisa, desenvolvida por alunos do curso de graduação da FO-UFF na disciplina de Metodologia Científica, possibilita a diferenciação dos resultados do processo de ensino-aprendizagem. A técnica de pesquisa empregada foi a Documentação Indireta através de pesquisa documental, tendo como fonte de dados os catálogos: Pesquisa em Odontologia da disciplina de Metodologia Científica para acesso aos artigos científicos elaborados pelos alunos a partir das pesquisas realizadas. Utilizou-se o método de abordagem dialético com procedimento comparativo e estatístico, aplicando-se o teste exato de Fisher para análise da variação das freqüências encontradas quanto ao aspecto lógico (coerência entre Objetivos e Resultados e entre Metodologia e Conclusão) e formal (definição correta de Objetivo, Amostra, Teste de Significância Estatística, Gráficos e Tabelas), verificando também a capacidade crítica, tendo como instrumento, para este fim, a Taxionomia de Objetivos Educacionais de Bloom e colaboradores simplificada. A amostra foi composta por 40 trabalhos, sendo 15 realizados em 1994 (G1: sem influência da prática de pesquisa no processo) e 25 realizados em 1998 (G2: após 8 períodos de desenvolvimento da prática de pesquisa). Os resultados demonstraram uma variação significativa, estaticamente comprovada, das freqüências relativas encontradas entre os dois grupos G1 e G2, demonstrando uma melhoria na qualidade dos trabalhos, quanto ao aspecto lógico de coerência entre Objetivos e Resultados de 44% e entre Metodologia e Conclusão de 56%; quanto ao aspecto formal, na definição de Objetivo: 33%, definição de Amostra: 29%, Teste de Significância Estatística: 12%, Gráficos e Tabelas: 76%. Quanto ao desenvolvimento da capacidade crítica, verificou-se que no G1 nenhum trabalho atingiu a Categoria 3 (capacidade de síntese e avaliação) contra 56% no G2, que atingiram o mais alto nível do domínio cognitivo. Conclui-se que a prática de pesquisa apresenta evidências de determinar um aprimoramento da qualidade lógica e formas dos trabalhos, favorecendo o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos, demonstrando o princípio educativo da pesquisa.
Palavras-chave: Ensino; pesquisa; odontologia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons - Attribution-Non-Commercial International4.0, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after publication in this journal.
The sources indicated, the ideas and opinions expressed are the sole responsibility of the authors, not necessarily reflecting the opinions of the journal.