Educação em tempo de saudosismo autoritário. A ditadura militar e sua gestão: novos mitos, 40 anos depois
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i13.172Abstract
Uma literatura feita de imposturas históricas sobre o período da ditadura militar no Brasil freqüenta as universidades, formando a nova geração. São avaliações geralmente simpáticas ao período de exceção. Elas recuperam mitos, dos quais o mais referido é o êxito no plano econômico. No entanto, a observação das estatísticas econômicas da época demonstra que o possível êxito foi de breve tempo. Além disto, fontes históricas insuspeitas desmentem os acadêmicos que tentam reescrever outros aspectos daquela história, dentre eles a explicação conveniente de que o golpe de direita foi um contragolpe. A verdade, porém, é que estes textos estão nas escolas e universidades, com milhões de educandos os consultando como fontes científicas. Mais do que nunca, a educação depende de debates abertos e do contraditório.
Palavras-chave: literatura; fontes históricas; Ditadura Militar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons - Attribution-Non-Commercial International4.0, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after publication in this journal.
The sources indicated, the ideas and opinions expressed are the sole responsibility of the authors, not necessarily reflecting the opinions of the journal.