Educação em tempo de saudosismo autoritário. A ditadura militar e sua gestão: novos mitos, 40 anos depois

Authors

  • Claudio Gurgel

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i13.172

Abstract

Uma literatura feita de imposturas históricas sobre o período da ditadura militar no Brasil freqüenta as universidades, formando a nova geração. São avaliações geralmente simpáticas ao período de exceção. Elas recuperam mitos, dos quais o mais referido é o êxito no plano econômico. No entanto, a observação das estatísticas econômicas da época demonstra que o possível êxito foi de breve tempo. Além disto, fontes históricas insuspeitas desmentem os acadêmicos que tentam reescrever outros aspectos daquela história, dentre eles a explicação conveniente de que o golpe de direita foi um contragolpe. A verdade, porém, é que estes textos estão nas escolas e universidades, com milhões de educandos os consultando como fontes científicas. Mais do que nunca, a educação depende de debates abertos e do contraditório.

Palavras-chave: literatura; fontes históricas; Ditadura Militar.

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Published

2013-12-18

How to Cite

Gurgel, C. (2013). Educação em tempo de saudosismo autoritário. A ditadura militar e sua gestão: novos mitos, 40 anos depois. Movement - Education Journal, (13). https://doi.org/10.22409/mov.v0i13.172