A FENOMENOLOGIA COMO POSSIBILIDADE DE MÉTODO INVESTIGATIVO EM PESQUISAS EDUCACIONAIS.
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.515Abstract
O presente artigo tem como objetivo demonstrar as possibilidades de uso da fenomenologia como método de investigação aplicado em pesquisas educacionais, de maneira especial, as de abordagem psicossociais. Utilizando os diários escritos em um trabalho de campo socioeducacional realizado numa ONG em São Gonçalo/RJ, são explicadas e exemplificadas as três formas de descrição da fenomenologia (noema, noese e variação eidética) organizada nos estudos de Natalie Depraz (2011) e baseados na teoria de Edmund Husserl (1975). Dessa forma, esse trabalho busca introduzir os pesquisadores da educação nos principais conceitos da fenomenologia e a relevância do seu uso nesse tipo de investigação. Assim como, o artigo se esforça para apresentar a fenomenologia como um método inicial de interpretação para investigações dedicadas aos fundamentos da educação como a Psicologia da Educação, Psicologia Social, Pedagogia Social, Didática, entre outros, fundamentais para a formação docente, inicial e continuada.
Downloads
References
CALIMAN, Geraldo. Pedagogia Social: seu potencial crítico e transformador. Revista de Ciências da Educação, n. 23, Americana, 2010.
CHINAZZO, Susana Salete Raymundo. Epistemologia das ciências sociais. Curitiba: InterSaberes, 2013.
DEPRAZ, Natalie. Compreender Husserl. Petrópolis: Vozes, 2011.
FERREIRA, Arthur Vianna. O uso da fenomenologia nas práticas de estágio supervisionado para licenciaturas. Revista Brasileira de Ensino Superior. Passo Fundo, v. 1, n. 2, p. 5-14, 2015.
HUSSERL, Edmund. Investigações Lógicas. São Pau¬lo: Abril Cultural, 1975.
JARES, Xésus R.. Educação para a paz – Sua Teoria e Prática. São Paulo, Penso, 2002.
LOPES, Lucas Salgueiro; FERREIRA, Arthur Vianna. Afetividades em Wallon e as práticas socioeducativas de uma instituição educacional em São Gonçalo, RJ. In: COSTA, Alvaro Daniel (Org.). Cultura, Cidadania e Políticas Públicas 2. Ponta Grossa, Atena Editora, p. 101-118, 2019.
MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA; Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Revista Psicologia da Educação. São Paulo, 20, p. 11-30, 2015.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons - Attribution-Non-Commercial International4.0, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) after publication in this journal.
The sources indicated, the ideas and opinions expressed are the sole responsibility of the authors, not necessarily reflecting the opinions of the journal.