A FENOMENOLOGIA COMO POSSIBILIDADE DE MÉTODO INVESTIGATIVO EM PESQUISAS EDUCACIONAIS.
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.515Resumen
O presente artigo tem como objetivo demonstrar as possibilidades de uso da fenomenologia como método de investigação aplicado em pesquisas educacionais, de maneira especial, as de abordagem psicossociais. Utilizando os diários escritos em um trabalho de campo socioeducacional realizado numa ONG em São Gonçalo/RJ, são explicadas e exemplificadas as três formas de descrição da fenomenologia (noema, noese e variação eidética) organizada nos estudos de Natalie Depraz (2011) e baseados na teoria de Edmund Husserl (1975). Dessa forma, esse trabalho busca introduzir os pesquisadores da educação nos principais conceitos da fenomenologia e a relevância do seu uso nesse tipo de investigação. Assim como, o artigo se esforça para apresentar a fenomenologia como um método inicial de interpretação para investigações dedicadas aos fundamentos da educação como a Psicologia da Educação, Psicologia Social, Pedagogia Social, Didática, entre outros, fundamentais para a formação docente, inicial e continuada.
Descargas
Citas
CALIMAN, Geraldo. Pedagogia Social: seu potencial crítico e transformador. Revista de Ciências da Educação, n. 23, Americana, 2010.
CHINAZZO, Susana Salete Raymundo. Epistemologia das ciências sociais. Curitiba: InterSaberes, 2013.
DEPRAZ, Natalie. Compreender Husserl. Petrópolis: Vozes, 2011.
FERREIRA, Arthur Vianna. O uso da fenomenologia nas práticas de estágio supervisionado para licenciaturas. Revista Brasileira de Ensino Superior. Passo Fundo, v. 1, n. 2, p. 5-14, 2015.
HUSSERL, Edmund. Investigações Lógicas. São Pau¬lo: Abril Cultural, 1975.
JARES, Xésus R.. Educação para a paz – Sua Teoria e Prática. São Paulo, Penso, 2002.
LOPES, Lucas Salgueiro; FERREIRA, Arthur Vianna. Afetividades em Wallon e as práticas socioeducativas de uma instituição educacional em São Gonçalo, RJ. In: COSTA, Alvaro Daniel (Org.). Cultura, Cidadania e Políticas Públicas 2. Ponta Grossa, Atena Editora, p. 101-118, 2019.
MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA; Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Revista Psicologia da Educação. São Paulo, 20, p. 11-30, 2015.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.