EDUCAÇÃO, ÉTICA E ENVELHECIMENTO: o aspecto intergeracional como fator de exclusão no Brasil

Autores

  • Fabio A. G. Oliveira Professor de Filosofia da Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS/UFF). https://orcid.org/0000-0002-0275-6595
  • Thiago da Silva Gabry Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0001-9131-7115

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i15.42422

Palavras-chave:

educação, envelhecimento, ensino-aprendizagem, inclusão.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma breve pesquisa bibliográfica acerca da relação entre educação e envelhecimento. Por meio de uma análise crítica sobre o tema exposto e as informações encontradas, procuramos traçar quais seriam os principais problemas e quais seriam as possíveis soluções para o aspecto excludente associado ao envelhecimento, a partir da constatação de que o envelhecimento populacional e a superpopulação do planeta se tornaram não somente uma questão de políticas públicas, mas um problema ético a ser enfrentado. Deste modo, pretende-se na primeira etapa do artigo desenvolver uma discussão em torno da inclusão e a valorização do idoso como sujeito capaz e producente pelas políticas públicas educacionais; e no segundo momento pontuar uma breve discussão sobre questões ético-políticas em torno do envelhecimento populacional no mundo contemporâneo e futuro. Com isto, pretendemos contribuir de modo amplo com os estudos críticos relativos à medicalização da velhice.

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Biografia do Autor

Fabio A. G. Oliveira, Professor de Filosofia da Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS/UFF).

Professor Adjunto de Filosofia da Educação junto ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense; membro permanente do Programa de Pós-Graduacao em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) da Universidade Federal Fluminense, atuando na linha de pesquisa Bioética e Ética Aplicada. Possui doutorado em Filosofia pela UFRJ (período como pesquisador visitante no Center for Moral, Social and Political Theory da Australian National University - ANU), mestrado em Filosofia e graduações em Administração e Filosofia. Seus temas de interesse e pesquisa giram em torno do debate da Filosofia Política, Educação, Bioética e Ética Aplicada. Coordena o Laboratório de Ética Ambiental (LEA). Enquanto colaborador integra o Antígona: Laboratório de Filosofia e Gênero (UFRJ); o Núcleo de Ética Aplicada (NEA) da UFRJ, DEGENERA: Núcleo de Pesquisa e Desconstrução de Gêneros da UERJ. É coordenador do Projeto de Extensão Cinema em Cores: Diversidade na Tela; e colaborador do Curso de Extensão Justiça Social e Direitos Básicos: por uma perspectiva mais inclusiva

Thiago da Silva Gabry, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - Universidade Federal Fluminense

Formando em Pedagogia e ávido leitor.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Oliveira, F. A. G., & Gabry, T. da S. (2020). EDUCAÇÃO, ÉTICA E ENVELHECIMENTO: o aspecto intergeracional como fator de exclusão no Brasil. Movimento-Revista De educação , 7(15). https://doi.org/10.22409/mov.v7i15.42422