Infância, exclusão social e educação para a cidadania activa
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i03.78Resumen
A construção das políticas públicas para a infância e a educação tem evoluído de forma pouco congruente e articulada. Todavia, as políticas educativas correspondem sempre a concepções e representações da infância, as quais são historicamente construídas. A contemporaneidade tem vindo a fazer coincidir no mesmo plano concepções até agora antinómicas, quer da infância, quer da educação. Todavia, a emergência e desenvolvimento de concepções autoritárias e securitárias aparece com grande vigor, associada a uma concepção de "infância em crise". É paradoxal que estas concepções surjam por vezes escondidas sob a designação de "educação para cidadania". A educação para uma cidadania activa, porém, exige intervir na cidade, o que, por seu turno, convoca uma agenda educativa alternativa à agenda neoliberal. Uma cidadania activa discute o papel da educação face à pobreza e à exclusão social e às condições necessárias da mudança social.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.