Educação e Hegemonia em Gramsci

Autores/as

  • Rosemary Soares

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.142

Resumen

Exponho no presente texto a análise de Gramsci sobre a educação e a escola no âmbito de sua reflexão sobre a hegemonia, articulando-a à formulação de um programa escolar, que culmina na proposição da escola unitária. Nesse sentido, faço um estudo do ponto de vista cronológico e temático, acompanhando as reflexões do autor sobre o tema nos Cadernos do Cárcere 1 (1929-30), 4 (1930-2) e 12 (1932), e seguindo a edição crítica de Valentino Gerratana (GRAMSCI, 2001).

Palavras-chave: Gramsci; escola unitária; hegemonia.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2013-12-18

Cómo citar

Soares, R. (2013). Educação e Hegemonia em Gramsci. REVISTA MOVIMIENTO, (10). https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.142

Número

Sección

Dossiê Temático