Educação e Hegemonia em Gramsci

Auteurs

  • Rosemary Soares

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.142

Résumé

Exponho no presente texto a análise de Gramsci sobre a educação e a escola no âmbito de sua reflexão sobre a hegemonia, articulando-a à formulação de um programa escolar, que culmina na proposição da escola unitária. Nesse sentido, faço um estudo do ponto de vista cronológico e temático, acompanhando as reflexões do autor sobre o tema nos Cadernos do Cárcere 1 (1929-30), 4 (1930-2) e 12 (1932), e seguindo a edição crítica de Valentino Gerratana (GRAMSCI, 2001).

Palavras-chave: Gramsci; escola unitária; hegemonia.

 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2013-12-18

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático