Reflexões acerca do processo de implementação do programa dinheiro direto na escola (PDDE) no Piauí
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i12.155Resumen
O presente trabalho é uma primeira sistematização acerca do processo de implementação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o qual consiste numa política de financiamento da educação nos marcos de um Estado que se pauta numa lógica neoliberal, agora como ator coadjuvante e não mais como protagonista da ação educacional nas sociedades capitalistas contemporâneas. Este artigo pressupõe que a diminuição das funções do estado decorre de um complexo de estratégias macrossociais cujo propósito é a destituição de direitos importantes conquistados na esfera jurídico-política pela classe trabalhadora na segunda metade do século passado. O artigo encaminha para a compreensão de que o PDDE é uma forma inteligente de desconcentrar poder sem descentralizá-lo e apresenta dados sobre a implementação do programa no Piauí.
Palavras-chave: política educacional; financiamento da educação; descentralização.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.