O SENTIDO DA FORMAÇÃO HUMANA E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO ALFABETIZADOR COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL A PARTIR DO DIÁLOGO COM PAULO FREIRE

Autores/as

  • Odiliana Ribeiro de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.406

Resumen

O artigo, baseado no pensamento de Paulo Freire, compreende o sentido da formação humana como possibilidade ontológica do homem em ser sujeito e não objeto de outros homens. Critica a visão “bancária” da educação e dialoga com a perspectiva libertadora ao se apresentar como uma possibilidade de conscientização política desde os processos iniciais de alfabetização. Aponta a necessidade de proposições educativas elaboradas a partir de um pensar coletivo com os educandos e não para eles. Nesse diálogo com Freire, sugere alguns elementos necessários na alfabetização de crianças.

Palavras-chave: Alfabetização de crianças; Educação popular; Trabalho docente.

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Biografía del autor/a

Odiliana Ribeiro de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Odiliana Ribeiro de Souza- Mestranda em Educação Brasileira pela UFG.

Linha de Pesquisa: Educação, Trabalho e Movimentos Sociais

Graduada em Direito e Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás.

E-mail: odiliana@hotmail.com

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Publicado

2017-11-09

Cómo citar

Souza, O. R. de. (2017). O SENTIDO DA FORMAÇÃO HUMANA E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO ALFABETIZADOR COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL A PARTIR DO DIÁLOGO COM PAULO FREIRE. REVISTA MOVIMIENTO, (7), 254-280. https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.406