PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?

Autores/as

  • Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROFESSORA (APOSENTADA) DOCENTE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISADORA - NUREG/UFF
  • Olga Azevedo Marques de Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.395

Resumen

Com objetivo de estimular reflexões sobre a complexidade de práticas educacionais libertadoras no atual contexto político e educacional da sociedade brasileira, compartilhamos experiências referenciadas em estudos freireanos, fundamentadas em dialogicidade na formação de educadores. Em abordagem qualitativa de pesquisa, examinam-se registros de construções tecidas em redes de sujeitos, saberes e ações em espaços públicos. Analisamos embates, possibilidades, desafios da práxis em uma perspectiva teórica crítico-dialética, reconhecendo a vitalidade da epistemologia e das lutas de Paulo Freire.

Palavras-chave: Práxis; Dialogicidade; Formação de educadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROFESSORA (APOSENTADA) DOCENTE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISADORA - NUREG/UFF

Professora (aposentada)  da Rede Pública de Educação (Básica e Superior)

Atuação: Formação de Educadores em diversas áreas

Participação em Projetos de Pesquisa e Extensão

Curso Normal ( Médio)

Graduação em Pedagogia-Biologia/Programas de Saúde (CFPEN/IERJ), 1971.

Mestrado em Filosofia da Educação (IESAE/RJ), 1991

Doutorado em Filosofia da Educação (University of Maryland, MD/USA), 1998

Pós-Doutorado em Geografia Política(UFF), 2009.

Atualmente; Docente Pós-Graduação

Pesqusiadora/NUREG/UFF

Olga Azevedo Marques de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Professora (Educação Básica e Superior) aposentada

Atuação em cursos de formação de educadores de diferentes áreas

Particiopação em Projetos de Pesquisa e Extensão

FORMAÇÃO:

Curso Normal (Ensino Médio)

Graduação em Pedagogia

Mestrado em Educação

##submission.downloads##

Publicado

2017-11-09

Cómo citar

Lopes de Oliveira, M. L. C., & Marques de Oliveira, O. A. (2017). PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?. REVISTA MOVIMIENTO, (7), 281-302. https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.395