O IMAGINÁRIO SOCIAL DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA ACERCA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.32896Resumen
Este artigo tem o objetivo apresentar o imaginário social que prevalece entre estudantes do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Universitário de Belo Horizonte (FaE/UEMG-CBH), acerca da instituição escolar no cenário social brasileiro atual. O córpus de análise refere-se aos resultados de uma pesquisa realizada durante as aulas da disciplina “Estudos Filosóficos: Sociedade e Educação”, em que foi proposto aos estudantes presentes que respondessem, no papel, por meio de algum tipo de linguagem não verbal, ao seguinte questionamento: Como eu vejo a instituição escolar na contemporaneidade? Para tanto, utilizou-se da técnica de elaboração e interpretação de representações semióticas (desenhos imagéticos). A hipótese defendida pelo estudo é a de que a escola se constitui como uma grafia sociocultural resultante da tessitura social que a constrói, o que foi comprovado por meio das representações produzidas e verbalizadas pelos sujeitos da pesquisa.
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