DEBATES SOBRE LA FORMACIÓN DOCENTE EN CAPES Y EN ANPED (2016-2019),

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.43925

Palabras clave:

Formación docente. Políticas educativas. Temas de actualidad.

Resumen

El artículo tiene como objetivo resaltar los principales temas candentes recientemente discutidos sobre la formación de docentes en el campo de las políticas educativas de las producciones científicas de las revistas de Portal de Periódicos Capes y Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre 2016 y 2019. Para este propósito, desarrollamos una investigación cualitativa de análisis de contenido, beneficiando las obras de Vieira (2002), Behring (2008), Flick (2013), entre otros autores. Los resultados apuntan a los siguientes temas: profesionalización y construcción de la identidad docente ”; "Políticas de mercado y regulación de la actividad docente"; "Capacitación para la educación inclusiva"; "Apreciación del profesorado en educación básica"; "Valoración de la educación de la primera infancia"; "Formación de espacios de formación para la enseñanza del aprendizaje"; "Autonomía y conocimiento docente en prácticas pedagógicas"; "Articulación entre escuela y universidad y PIBID"; "Expansión de la educación superior".

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adilson de Souza Borges, Unoesc/Joaçaba

Professor de Artes e Música desde 2010. Pesquisador na área da educação. Mestre em Educação. Doutorando em Educação.

Citas

ARAÚJO, Gustavo Cunha de; OLIVEIRA, Sabrina Borges de; ALMEIDA, Ludimila Silva. A formação do professor de Arte em Tocantins: velhos desafios e problemas na educação brasileira. Laplage em Revista, Sorocaba. vol.5. n.2. p.176-189, mai.- ago. 2019.

ARNOSTI, Rebeca Possobom; SOUZA NETO, Samuel de. Diálogos entre escola, universidade e literatura de autoajuda – que professor pretendem formar? In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_1149.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

ASSIS, Alessandra Santos de. Contribuições do pibid para a valorização dos professores: o que dizem as teses e dissertações? In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_1256.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

BARTHO, Viviane Dinês De Oliveira Ribeiro; CLARO, Alessandra Aparecida De Castro. A intrínseca relação entre concepções de língua e atividades didáticas de leitura: contribuições para a formação do professor de língua materna. Forum Lingüístic, Florianópolis. v.15. n. 4. p. 3412 - 3426, out./dez. 2018.

BASTOS, Adson dos Santos. Museu: um espaço de aprendizagem e formação na terceira idade. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_534.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

BELLO, Isabel Melero. Formação, profissionalidade e prática docente: relatos de vida de professores. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.

BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

CAMPELO, Talita da Silva. Aprendizagem da docência no PIBID: a parceria universidade-escola básica e o desenvolvimento da postura investigativa. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_53.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira. Militância na educação infantil e formação docente: em busca de um caminho. Laplage em Revista, Sorocaba. vol.4. n.Especial. p.135-147, set.-dez. 2018.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Práticas de governamento em livros de formação de professores de educação infantil: sensibilidades, disposições e conscientizações em discurso. ETD- Educação Temática Digital, Campinas, SP. v.21. n.1. p.84-104, jan./mar. 2019.

COSTA, Maria Adélia Da; MENESES FILHO, Antônio. Políticas de formação de professores para a Educação Profissional: cem anos de lutas. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, MG. v.25. n. Especial. p. 1113-1136, 2018.

CUNHA, Cibele Faria; MARCATTO, Flávia Sueli Fabiani. Vestígios de reflexão e autoria nos portfólios produzidos nas/pelas vivências do PIBID/UNIFEI. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_929.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

DOMINSCHEK, Desiré Luciane; ALVES, Tabatha Castro. O PIBID como estratégia pedagógica na formação inicial docente. Rev. Inter. Educ. Sup., Campinas, SP. v. 3 n. 3. p.624-644, set./dez. 2017.

ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

FARIA, Denilda Caetano de; SILVA, Moisés Gregório da; ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de. Políticas de expansão da educação superior no Brasil: a formação de professores a distância na UAB. RBPAE. v. 32. n. 3. p. 851 – 870, set./dez. 2016.

FELIPE, Eliana da Silva. Repercussões do pacto nacional pela alfabetização na idade certa na formação e profissionalização docente. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_1296.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

FERREIRA, Eliza Bartolozzi; OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum Education, Maringá. v. 39. n.1. p. 79-89, Jan.-Mar. 2017.

FLICK, Uwe. Introdução a metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.

FRANCO, Aléxia Pádua; SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes da; GUIMARÃES, Selva. Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, MG. v.25. n.Especial. p. 1016-1035, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46455/24952>. Acesso em 08 jan. 2020.

GOMES, Marineide de Oliveira. O lugar da formação de professores de educação infantil em cursos de pedagogia: formação menor para o trabalho com crianças pequenas? In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_87.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

GUIMARÃES, Heriédna Cardoso; HENRIQUES, Eda Maria de Oliveira. Um olhar para a construção de sentidos sobre a formação inicial de professores de física do ensino médio. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_235.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

HANITA, Marília Yuka. Resistência do programa observatório da educação (Obeduc) e desenvolvimento profissional de professores iniciantes. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_951.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

KRAWCZYK, Nora Rut; VIEIRA, Vera Lucia. A reforma educacional na América Latina: uma perspectiva histórico-sociológica. São Paulo: Xamã, 2008.

LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida; BOITO, Crisliane; LIMA; Maria Betania Barbosa da Silva. Unidade acadêmica de educação infantil da UFCG: espaço de diálogos, construção de saberes e formação docente. Laplage em Revista, Sorocaba. vol.4. n.Especial. p.102-114, set.-dez. 2018.

KURTZ, Fabiana Diniz. Professor como profissional ou agente de políticas de mercado? O papel das tecnologias de informação e comunicação na formação inicial docente sob a perspectiva histórico-cultural. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_803.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

MARTINS, Bárbara Amaral; SILVA, Rosilaine Cristina da. Formação docente na perspectiva da educação inclusiva: análise de teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação no Brasil. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, SP. vol. 26. n.53. p. 528-549, SETEMBRO-DEZEMBRO. 2016.

MARTINS, Rosana Maria; SOUZA, Ana Paula Gestoso de; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Licenciandas em pedagogia e professoras iniciantes: diálogo por meio de narrativas online. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_680.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

MARTINS FILHO, Lourival José; SOUZA, Alba Regina Battisti de. PIBID e docência: práticas e cenários. Diálogo, Canoas. n. 33. p. 39-56, dez. 2016.

MICARELLO, Hilda Aparecida Linhares da Silva. A BNCC no contexto de ameaças ao estado democrático de direito. EccoS – Rev. Cient., São Paulo. n. 41. p. 61-75, set./dez. 2016. Disponível em <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71550055005>. Acesso em 08 jan. 2020.

NEIRA, Marcos Garcia; ALVIANO JÚNIOR, Wilson; ALMEIDA, Déberson Ferreira de. A primeira e segunda versões da BNCC: construção, intenções e condicionantes. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 41, p. 31-44, set./dez. 2016. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71550055003>. Acesso em 08 jan. 2020.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de; PRATA-LINHARES, Martha Maria; KARWOSKI, Acir Mário. Formação docente no contexto brasileiro das Instituições Federais de Educação Superior. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro. v.26. n. 98. p. 52-90, jan./mar. 2018.

PANIAGO. Rosenilde Nogueira. Aprendizagem da docência no PIBID: possibilidade, tensões e fragilidades. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_70.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

PINHO, Maria José de; PASSOS, Vânia Maria de Araújo. Complexidade, ecoformação e trandisciplinaridade: por uma formação docente sem fronteiras teóricas. Revista Observatório, Palmas. v. 4. n. 2. p. 433-457, abr-jun. 2018.

RABELO, Francy Sousa. Os espaços não escolares e os desafios da docência em ambiente hospitalar para o/a pedagogo/a em formação. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_134.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

RIVELLI, Helena. A pesquisa sobre formação de professores para os usos da avaliação na educação básica no GT08 da Anped no período de 2005-2015. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_741.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

RODRIGUES, Camila de Oliveira; CARDOSO, Fernanda de Souza. PIBID e o fazer docente na formação inicial de educação física e artes. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon. v. 15. n. 2. p. 87-96, jul./dez. 2017.

RODRIGUES, Fabiana de Cássia; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti. Apontamentos sobre educação e trabalho no Brasil contemporâneo: aspectos da contrarreforma educacional. Rev. HISTEDBR On-line, Campinas, v.17, n.3 [73], p.886-905, jul./set. 2017.

RODRIGUES, Priscila Andrade Magalhães; CERDAS, Luciene; PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz. Aproximações e propostas de parceria entre universidade e escola na formação de professores: uma análise a partir dos trabalhos apresentados nas últimas cinco edições da anped (2010-2015). In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_1202.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

SCARTEZINI, Raquel Antunes. Formação de professores do ensino superior e identidade profissional docente. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_441.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

SILVA, Carla Andréa Lima da. Educação infantil: currículo e autoria docente. Revista Ibero-americana de Educação. vol. 71. p. 87-110, 2016.

SILVA, Melissa Rodrigues da. Articulação escola e universidade: algumas reflexões acerca da formação inicial e continuada para professores da educação básica. In: ANPED – Reunião Nacional 2017. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_1161.pdf>. Acesso em 20 jan. 2020.

SOUZA, Edmacy Quirina de; DINIS, Nilson Fernandes. Formação docente, relações étnico-raciais e educação infantil. Laplage em Revista, Sorocaba. vol. n.Especial. p.38-54, set.- dez. 2018.

VIDAL, Eloisa Maia; VIEIRA, Sofía Lerche. Professores da educação básica: perfil e percepções sobre sucesso dos alunos. Est. Aval. Educ., São Paulo. v. 28. n. 67. p. 64-101, jan./abr. 2017.

VIEIRA, Sofia Lerche. Políticas de formação em cenários de reforma. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; AMARAL, Ana Lúcia (Orgs.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas, SP: Papirus, 2002.

Publicado

2020-11-27

Cómo citar

de Souza Borges, A. (2020). DEBATES SOBRE LA FORMACIÓN DOCENTE EN CAPES Y EN ANPED (2016-2019),. REVISTA MOVIMIENTO, 7(14). https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.43925