Identidade dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da política educacional brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i07.110Resumo
Analisando a linguagem política referente aos alunos com necessidades educacionais especiais, à inclusão e à integração escolar, o autor pode constatar a ambiguidade do tratamento de tais termos e expressões no conjunto de instrumentos legais e normativos da educação brasileira nos últimos 14 anos. Destacando conteúdos do Plano Nacional de Educação e das Diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, aponta algumas das dificuldades para a compreensão da identidade dos alunos referidos como tendo necessidades educacionais especiais. Apresenta, também, algumas recomendações para a revisão da política educacional em relação a tais elementos.
Palavras-chave: inclusão escolar. Educação especial; política educacional.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-12-18
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Como Citar
Identidade dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da política educacional brasileira. (2013). Movimento-Revista De educação , 07. https://doi.org/10.22409/mov.v0i07.110