RELATÓRIO DA EQUIPE DE ASSESSORIA DO PLANEJAMENTO DO ENSINO SUPERIOR (EAPES) – ACORDO MEC-USAID

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i14.47208

Mots-clés:

Reforma Universitária, Relatório EAPES, Acordo MEC-USAID

Résumé

O documento Relatório da Equipe de Assessoria do Planejamento do Ensino Superior (EAPES) – Acordo MEC-USAID, que ora incorporamos ao Dossiê 55 anos de Pós-Graduação no Brasil, apresentado oficialmente em 29 de agosto de 1968 e publicado em 1969, teve seu conteúdo e suas concepções mantidas pelo Grupo de Reforma Universitária, criado por Decreto n° 62.937, de 2 de julho de 1968, pela relação estreita mantida entre aquela Equipe e o Grupo. Nas suas quase setecentas páginas o Relatório não é apenas uma informação circunstanciada do trabalho desenvolvido pela EAPES. Nele é possível capturar as contradições pelas quais operam o desenvolvimento capitalista e a produção do conhecimento novo e inovador, bem como as disputas internas à Equipe e as concepções de organização e funcionamento das instituições de ensino superior, atualmente constituídas como um sistema articulado e hierarquizado de ofertas formativas de curta, média e longa duração.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Zuleide S. Silveira, Universidade Federal Fluminense - UFF

Zuleide S. Silveira é doutora em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com doutoramento intercalar na Universidade de Lisboa e mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu) em Educação da Universidade Federal Fluminense, coordenadora do Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: pensamento crítico latino-americano e tradutibilidade de Antonio Gramsci (GPETED/UFF), editora-chefe da Movimento-Revista de Educação da UFF e membro do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, com sede em Lisboa.

 

Références

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Relatório da Equipe de Assessoria ao Planejamento do Ensino Superior (Acordo MEC-USAID). Brasília: MEC: EAPES, 1969. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002109.pdf

CUNHA, Luiz Antonio. A universidade crítica: o ensino superior na República Populista. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.

FERNANDES, Florestan. Universidade Brasileira: reforma ou revolução? São Paulo: Alfa-Ômega, 1975.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v.3. Maquiavel; Notas sobre o Estado e a política. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

LONGO, Waldimir Pirró; DERENUSSON, Maria Sylvia. FNDCT, 40 anos. Revista Brasileira de Inovação. Campinas: UNICAMP; FINEP, v. 8, no 2, 2009, pp. 515-533.

SILVEIRA, Zuleide Simas da. Concepções de educação tecnológica na reforma da educação superior: finalidades, continuidades, e rupturas - estudo comparado Brasil e Portugal (1995-2010). Tese (Doutorado em Educação). Niterói: UFF, 2011. Disponível em: https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2015/07/TESE-FINAL-Zuleide-Silveira.pdf

SILVEIRA, Zuleide S. concepção burguesa de educação tecnológica, desenvolvimento econômico e política de ciência, tecnologia e inovação. Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 05, n. 08, p. 95-117, jan.-jun., 2020.

TEIXEIRA, Anísio. Educação e universidade. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 1988.

Publiée

##submission.updatedOn##

##submission.versions##

Numéro

Rubrique

Documento - Dossiê Temático