Contraponto Gramsci-Saïd
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i13.162Resumo
Antonio Gramsci e Edward Saïd, expressões das lutas para arrebatar às classes dominantes a hegemonia, são tomados nesta análise como intelectuais/obras a partir das quais se compreende a dinâmica da construção da democracia progressiva. Ao contrário do que pensam as classes dominantes, exercer hegemonia exige articulações das diferenças e dos conflitos em termos essencialmente políticos e culturais.
A concepção gramsciana de hegemonia é assimilada por Saïd como contraponto – ideia-força que apresenta a tentativa de fazer dialogar, interagir, fundir a luta política e a luta militar (em foco a Palestina), com a luta ideológica pela conciliação civil, religiosa, cultural – o humanismo da convivência.
Palavras-chave: hegemonia; construção da democracia progressiva; contraponto Gramsci-Saïd.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.