O processo de anistia aos bispos da ‘Questão Religiosa”: Historiografia, Direito Constitucional e Diplomacia

Autores

  • Jefferson de Almeida Pinto Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Juiz de Fora, MG

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-20168301

Palavras-chave:

‘Questão Religiosa”, anistia dos bispos, ultramontanismo, diplomacia imperial, direito constitucional

Resumo

Este artigo retoma o ano de 1875 e as discussões ensejadas pelo campo político imperial a respeito de uma possível anistia aos bispos envolvidos na chamada ‘questão religiosa” da década de 1870. A partir de vários escritos a respeito deste tema, em que antítese ‘maçonaria versus ultramontanismo” é o fio condutor central e motivo principal dos conflitos político-religiosos daquele tempo, nos propomos a pensar este momento levando-se em consideração a ação da diplomacia imperial e, fundamentalmente, a lógica do direito constitucional, debate presente nas atas do Conselho de Estado e outras fontes, antes e durante os anos mais tensos da ‘questão religiosa”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson de Almeida Pinto, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Juiz de Fora, MG

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2011) em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora, onde é Diretor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e desenvolve projetos no âmbito do Laboratório de Humanidades. É associado da Associação Nacional de História, participante de projetos do Laboratório Cidade e Poder da Universidade Federal Fluminense e membro do Grupo de Pesquisa/CNPq "História, Poder e Ideias Políticas" certificado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História das Ideias, atuando principalmente nos seguintes temas: Ideias Políticas, Jurídicas e Sociais e suas relações com a cultura religiosa, ultramontanismo e neocristandade; sistemas de controle social da pobreza "válida" e "inválida" na passagem à modernidade, tal como a polícia, instituições assistenciais e educacionais; intelectuais/homens de letras; História da Igreja; História da Educação e História da Ciência.

Downloads

Publicado

2016-10-03

Como Citar

Pinto, J. de A. (2016). O processo de anistia aos bispos da ‘Questão Religiosa”: Historiografia, Direito Constitucional e Diplomacia. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 8(3), 426-451. https://doi.org/10.15175/1984-2503-20168301