O primeiro Ato Institucional: Carlos Medeiros Silva e o STF no pós-Golpe de 1964

Autores

  • Mateus Gamba Torres Universidade de Brasília, Brasília, DF

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-20168304

Palavras-chave:

Ato Institucional, juristas, imprensa, ditadura

Resumo

O Ato Institucional número 1 estabeleceu a primeira diretriz repressiva que legislativamente dava guarida ao golpe de 1964 e às atitudes autoritárias tomadas pelos militares após de deposição de João Goulart. Juristas, como Carlos Medeiros Silva, e ministros do STF se debruçaram à época para analisar essa nova legislação que apareceu no arcabouço jurídico brasileiro modificando a Constituição. O apoio da corte constitucional ao golpe foi fundamental para a inclusão do ato institucional no sistema jurídico brasileiro. Metodologicamente, trabalhamos com a perspectiva de campo jurídico de Pierre Bourdieu, com características relacionadas a seu discurso de autonomia institucional e monopólio da verdade, analisando imprensa, biografia e artigos jurídicos elaborados por Carlos Medeiros da Silva que justificavam a outorga de Atos Institucionais pelo governo ditatorial e sua inclusão na ‘ordem jurídica” brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Gamba Torres, Universidade de Brasília, Brasília, DF

Professor Adjunto nível I da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, em exercício atualmente no Departamento de História da Universidade de Brasília - UNB. Bacharel em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Bacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui curso de formação realizado pela Escola da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC). Mestre em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas referentes a História do Brasil, principalmente na abordagem da ditadura militar brasileira (1964-1985), trabalhando com uma história do judiciário civil e militar no período, utilizando como fontes principais processos judiciais.

Downloads

Publicado

2016-10-03

Como Citar

Torres, M. G. (2016). O primeiro Ato Institucional: Carlos Medeiros Silva e o STF no pós-Golpe de 1964. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 8(3), 489-505. https://doi.org/10.15175/1984-2503-20168304