Prisões e o trabalho forçado no Brasil na segunda metade do século XIX

Autores

  • Flavio de Sá Cavalcanti de Albuquerque Neto Instituto Federal de Pernambuco, Caruaru, PE

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-20179103

Palavras-chave:

prisões, trabalho penal, século XIX

Resumo

Este artigo discute a situação das prisões no Brasil Império, na segunda metade do século XIX, tendo por base o exemplo da Casa de Detenção do Recife, inaugurada na capital da província de Pernambuco na década de 1850. Analisando documentação tanto do Ministério da Justiça, como fontes pernambucanas, discutem-se tanto as condições materiais das instituições como a aplicação da pena de prisão com trabalho, que se cria ser a responsável pela recuperação do criminoso e sua posterior devolução à sociedade, disciplinado e morigerado. Além disso, são analisadas algumas concepções sobre crimes e punições que balizaram as discussões encetadas sobre esse tema no país, bem como no exterior (a exemplo dos Congressos Penitenciários Internacionais).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio de Sá Cavalcanti de Albuquerque Neto, Instituto Federal de Pernambuco, Caruaru, PE

É doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Professor do IFPE, campus Caruaru. É um dos organizadores da coletânea "História das Prisões no Brasil" (Rio de Janeiro: Rocco, 2009). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Prisões, História Moderna e Contemporânea e História do Brasil Império e República, atuando principalmente nos seguintes temas: Política e Sociedade no Brasil Império; História das Prisões Brasileiras (Império e República).

Downloads

Publicado

2017-01-27

Como Citar

Albuquerque Neto, F. de S. C. de. (2017). Prisões e o trabalho forçado no Brasil na segunda metade do século XIX. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 9(1), 40-57. https://doi.org/10.15175/1984-2503-20179103