Simón Bolívar e o Congresso do Panamá: o primeiro integracionismo latino-americano

Autores

  • Alexandre Ganan de Brites Figueiredo Universidade de São Paulo, São Paulo, SP
  • Márcio Bobik Braga Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-20179208

Palavras-chave:

Integração da América Latina, Simón Bolívar, Congresso do Panamá

Resumo

O primeiro movimento integracionista latino-americano ocorreu no esteio das independências, já na década de 1820. Impulsionado por vários líderes daquele movimento, especialmente Simón Bolívar, ele culmina na realização do Congresso Anfictiónico do Panamá, em 1826. Naquela reunião, delegados plenipotenciários de quatro estados do continente celebraram os primeiros tratados de integração, cujas disposições anteciparam importantes institutos jurídicos do direito internacional público. Não obstante, os acordos nunca entraram em vigor por carência de ratificações. A partir de uma análise histórica, jurídica e institucional, este trabalho recupera o debate sobre o tema, analisa as fontes pertinentes e propõe uma explicação para as razões do arrefecimento daquele inciativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Ganan de Brites Figueiredo, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Formado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo e em Direito pela Faculdade de Direito da USP (Largo do São Francisco), Mestre em Integração da América Latina, área de Práticas Políticas e Relações Internacionais do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP) e Doutor pelo PROLAM-USP.

Márcio Bobik Braga, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Possui doutorado em Economia na Universidade de São Paulo (1998). É Professor do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo - Campus de Ribeirão Preto (desde 1996). Desde 2007, é Livre-Docente na FEARP/USP. Possui como projetos de pesquisa: i) Integração Econômica Regional na América Latina; ii) Economia da América Latina no século XIX; e iii) História do Pensamento latino-americano.

Downloads

Publicado

2017-05-31

Como Citar

Figueiredo, A. G. de B., & Braga, M. B. (2017). Simón Bolívar e o Congresso do Panamá: o primeiro integracionismo latino-americano. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 9(2), 308-329. https://doi.org/10.15175/1984-2503-20179208