A polarização identitária e a pulverização programática no Brasil atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202012304

Palavras-chave:

polarização ideológica-identitária, pulverização programática, políticas públicas no Brasil

Resumo

Este artigo se propõe a realizar uma inflexão sobre a recente trajetória de mobilização social ideológica-identitária articulada no Brasil vis à vis ao processo de implementação da Reforma do Estado, nos anos noventa. Coadunada com as propostas neoliberais dos principais organismos internacionais de financiamento, a nova reengenharia das políticas públicas acabou por ‘domesticar” a pulsão transformadora da sociedade civil brasileira; e, consequentemente, a polarizou ideologicamente, fragmentando-a em polos ideológicos e identitários rivais. O artigo encaminha uma discussão sobre o tema, a partir das epistemologias do Sul, e tem como campo de observação empírica, os dados da atual conjuntura política, social, ideológica e identitária brasileira.

Biografia do Autor

Maria Alice Nunes Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Socióloga, Cientista Política, Urbanista e Fotógrafa. É Pós-Doutorada em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2007-2011, Portugal); Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ, 2006); Estágio Doutoral na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2004-2005); Mestre em Ciência Política pela UFF (2002); e, Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1988). Professora da Universidade Federal Fluminense do do Departamento de Artes do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) e professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora Associada do Instituto de Estudos do trabalho e Sociedade (IETS, RJ) e do Centro de Estudos Sociais (CES, Universidade de Coimbra, Portugal). Atua nos estudos sobre Arte e Cenário do Espaço Urbano, envolvendo a Sociologia da Fotografia e Imagem, o Planejamento Urbano, Cidades, Culturas e Identidades: a transcodificação da Linguagem das Ciências Sociais para a Linguagem Fotográfica. Tem larga experiência nos temas sobre Governança e Democracia, Gestão de Políticas Públicas em Parcerias, Empresas e Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2020-10-09

Como Citar

Costa, M. A. N. (2020). A polarização identitária e a pulverização programática no Brasil atual. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 12(3), 404-429. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202012304