Formalismo e Generalização nas sociologias do estrangeiro de Simmel e Schutz

Autores

  • Marcelo Pereira de Mello Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-20157306

Palavras-chave:

estrangeiro, cognição, cultura

Resumo

Este trabalho pretende realizar uma análise crítica das sociologias do estrangeiro de Georg Simmel e de Alfred Schutz. Tais autores são influentes na compreensão sociológica do estrangeiro como tipo social, mas ambos têm definições excessivamente formalistas que não exploram a riqueza dos aspectos comunicacionais envolvidos na relação entre nativo cultural e estrangeiro. Deixam, assim, inexploradas as potencialidades de inovação cognitiva e avanço epistemológico possibilitado pelo fenômeno da imigração. O trabalho parte de uma minuciosa análise comparativa das obras referenciais de ambos os autores para tratarem dessa relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Pereira de Mello, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1984), com mestrado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1988) e doutorado em Ciência Política (Ciências Humanas) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1996). Tem experiência nas áreas de pesquisa e ensino de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em teoria e metodologia. É um dos fundadores do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fundador e atual Vice Presidente da Associação Brasileira de Sociologia do Direito (ABRASD). Representante da América do Sul no World Consortium of Sociology of Law (WCSL). Tem realizado pesquisas e escrito sobre os seguintes temas: história e sociologia dos jogos de azar, cultura legal, direito, justiça, teoria sociológica, meio ambiente e políticas públicas,acesso à justiça, imigração e fluência cultural.

Downloads

Publicado

2015-10-06

Como Citar

Mello, M. P. de. (2015). Formalismo e Generalização nas sociologias do estrangeiro de Simmel e Schutz. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 7(3), 533-555. https://doi.org/10.15175/1984-2503-20157306