José Luis Duffy, a Revista Penitenciaria e os estudos de medicina legal: para uma prosopografia da administração penitenciária argentina (1905-1909)
DOI:
https://doi.org/10.15175/1984-2503-202113103Palavras-chave:
José Luis Duffy, Revista Penitenciaria, Medicina Legal, Criminologia, prosopografíaResumo
Neste artigo aborda-se a figura de José Luis Duffy, reconhecido penitenciarista de sua época e frequentemente citado pela historiografia argentina, embora seja pouco conhecido no exterior. Investiga-se, para fins prosopográficos, a respectiva trajetória profissional, desde a sua relação com outros atores de destaque da época, tais como Joaquín V. González e Antonio Ballvé, até a chegada à Direção da prisão “Cárcel de Encausados” de Buenos Aires, quando começou a formar um grupo de especialistas na “questão criminal”. É igualmente analisada a criação da primeira revista penitenciária argentina e da Oficina de Estudos de Medicina Legal, instituição pioneira em nível internacional nos estudos criminológicos levados a cabo em instituições penitenciários, em torno da qual Duffy reuniu um notável grupo de especialistas que tentaram estar na liderança da implementação prática das ideias originadas pela criminologia positivista que, ainda que dominasse a discussão teórica, até então não havia tido acesso direto às instituições de reclusão. Os limites cronológicos deste trabalho correspondem ao período em que foi publicada a Revista Penitenciaria, entre 1905 e 1909.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Solicita-se enviar, em anexo, um termo de transferência de direitos autorais, contendo assinatura do(a)s autor(a)s, conforme o modelo abaixo:
Este trabalho está licenciado com uma Licença licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.