Boas Práticas: Pensamento A3, o Ciclo PDCA e as Boas Práticas nas UPAs
DOI:
https://doi.org/10.22409/2675-4924.2Abstract
A implantação de "Boas Práticas " nas UPAs busca a melhoria contínua do atendimento, isto é, o aperfeiçoamento dos processos e da rotina de trabalho nas UPAs. Qualquer simples ação pode se tornar uma "Boa Prática " se trouxer alguma melhoria para o ambiente de trabalho, seja em relação à organização, padronização, ergonomia, mudança de layout, gestão visual, entre outros.
O relatório A3 é uma ferramenta que busca a resolução de problemas através de etapas que auxiliam na compreensão da situação indesejada, na definição de objetivos e na busca por alternativas de melhoria.
PDCA ou PDSA é um método que apresenta quatro fases cíclicas (planejar-fazer-verificar/estudar-agir) com o objetivo de avaliar a eficiência dos testes de mudança e assim obter uma melhoria contínua. Segundo Taylor (2013), o PDSA proporciona aos profissionais de saúde aprendizagem de acordo com suas experiências, além de melhora na segurança e na condição do paciente. Esse método força as equipes pensarem nos resultados prováveis e avaliar o impacto real após o resultado da melhoria.