Um relato sobre a experiência de ensinar o ler-escrever gêneros acadêmicos na educação básica

Autores

  • Jéssica do Nascimento Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Fabiana dos Anjos Pinto Colégio Pedro II
  • Juliana Pereira Leme Colégio Pedro II

Resumo

Muitos dos alunos que cursam o ensino médio das escolas brasileiras sonham em ingressar no ensino superior. Não há novidade nessa assertiva. Também não há novidade na afirmação de que as práticas sociais letradas típicas do espaço das escolas de educação básica são diferentes das práticas decorrentes do universo acadêmico, considerando ainda que cada esfera discursiva, dentre escolas e cursos universitários diversos, é única, pois situada social e historicamente.

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Biografia do Autor

Jéssica do Nascimento Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/ UFF) e vice-líder do Grupo de Estudos em Ensino de Português e Literaturas (GEEPOL/ CPII).

Fabiana dos Anjos Pinto, Colégio Pedro II

É Professora efetiva do Colégio Pedro II – Campus Realengo II. Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), coordenadora do Projeto de Iniciação Cientifica Júnior em Leitura e Escrita Acadêmica na Educação Básica, do Colégio Pedro II, e pesquisadora do Grupo de Estudos em Ensino de Português e Literaturas (GEEPOL/ CPII).

Juliana Pereira Leme, Colégio Pedro II

É Professora efetiva do Colégio Pedro II – Campus Realengo. Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora do Grupo de Estudos em Ensino de Português e Literaturas (GEEPOL/ CPII) e do NUPELL/ CPII.

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Publicado

2020-10-21

Como Citar

RODRIGUES, J. DO N.; PINTO, F. DOS A.; LEME, J. P. Um relato sobre a experiência de ensinar o ler-escrever gêneros acadêmicos na educação básica. Sede de Ler, v. 5, n. 1, p. 16-22, 21 out. 2020.