O livro

da materialidade ao objeto do imaginário em um relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

O livro, Materialidade, Imaginário., Leitura, Literatura

Resumo

Este trabalho apresenta um breve relato das experiências com a leitura literária realizadas com os alunos da educação infantil e do fundamental I, durante os sessenta minutos das aulas de sala de leitura em uma escola do município de Itaboraí. Fundamentado nos estudos de Ramos (2010), Mattos (2017) e Lacerda (2015), os quais discutem a configuração do objeto-livro e, de Cândido (2004) e Colasanti (2004) que fomentam a reflexão sobre o direito humano à Literatura e o desenvolvimento do aluno leitor, respectivamente, este relato propõe-se a narrar o projeto de trabalho denominado As contribuições do livro literário no imaginário infantil, no qual o livro é tomado como materialidade e como objeto do imaginário, cujo objetivo foi criar oportunidades para que o objeto-livro e seus elementos paratextuais sejam conhecidos e acessíveis. A percepção do livro de literatura como objeto de trabalho e também objeto de estudo docente, nos faz compreender que esse objeto desempenha importante papel na recepção do leitor, fazendo da leitura um ato interacional. Nesse sentido, durante a realização do projeto, notou-se que o comprometimento em partilhar a literatura não só ampliou, como iluminou os conhecimentos tanto das crianças pequenas e das crianças maiores e seus familiares, quanto das professoras, a respeito do livro literário, sensibilizando-os para a importância da leitura, por meio das atividades diversificadas e, principalmente, para a autonomia com relação ao tempo de leitura individual ou coletiva, dentro e/ou fora do espaço escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luisa de Oliveira Almeida Magalhães, PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABORAÍ

Ana Luísa de Oliveira Almeida Magalhães

Docente da Sala de Leitura em Itaboraí,

Pedagoga (UFF),

 Especialista em Educação Infantil (FACNEC),

Pós-graduanda em Literatura Infantojuvenil (UFF)

Livro: materialidade e imaginário

anathata37@gmail.com

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRUETTO, Maria Teresa. A leitura, outra revolução. Caderno Emília nº 0, 16/09/2017, p. 126 Publicação periódica da Revista Emília.

LACERDA, Maíra Gonçalves. Literatura para crianças e jovens: uma leitura multimodal do objeto-livro. V SILID/ IV SIMAR PUC-Rio, julho de 2015.

MACEDO, A. P. S. B. de. e SOARES. J. de S. (org.). Referencial Curricular de Literatura do município de Itaboraí, 2013.

MATTOS, Margareth Silva de. Escritores consagrados, ilustradores renomados, palavra e imagem entrelaçadas: ingredientes de contratos de comunicação literários renovados. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem). UFF, 2017.

ORTHOF, Sylvia. Maria vai com as outras. Ática Editora, São Paulo, 2000.

______________. Se a memória não me falha. Nova Fronteira, RJ, 2012.

RAMOS, Anna Claudia. Enfim, atleta! Paulinas, RJ, 2016.

RAMOS, Ana Margarida. Ilustrar para além da ilustração: o contributo dos paratextos. Actas del I Congreso Internacional Arte, Ilustracíon y Cultura Visual en Educacíon Infantil y Primaria: construccíon de identidades. Granada: 2010b, p. 487-492.

ROCHA, Ruth. A primavera da lagarta. Salamandra, RJ, 2011.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

DE OLIVEIRA ALMEIDA MAGALHÃES, A. L. O livro: da materialidade ao objeto do imaginário em um relato de experiência. Sede de Ler, v. 8, n. 1, p. 44-50, 1 jun. 2021.