O livro
da materialidade ao objeto do imaginário em um relato de experiência
Palavras-chave:
O livro, Materialidade, Imaginário., Leitura, LiteraturaResumo
Este trabalho apresenta um breve relato das experiências com a leitura literária realizadas com os alunos da educação infantil e do fundamental I, durante os sessenta minutos das aulas de sala de leitura em uma escola do município de Itaboraí. Fundamentado nos estudos de Ramos (2010), Mattos (2017) e Lacerda (2015), os quais discutem a configuração do objeto-livro e, de Cândido (2004) e Colasanti (2004) que fomentam a reflexão sobre o direito humano à Literatura e o desenvolvimento do aluno leitor, respectivamente, este relato propõe-se a narrar o projeto de trabalho denominado As contribuições do livro literário no imaginário infantil, no qual o livro é tomado como materialidade e como objeto do imaginário, cujo objetivo foi criar oportunidades para que o objeto-livro e seus elementos paratextuais sejam conhecidos e acessíveis. A percepção do livro de literatura como objeto de trabalho e também objeto de estudo docente, nos faz compreender que esse objeto desempenha importante papel na recepção do leitor, fazendo da leitura um ato interacional. Nesse sentido, durante a realização do projeto, notou-se que o comprometimento em partilhar a literatura não só ampliou, como iluminou os conhecimentos tanto das crianças pequenas e das crianças maiores e seus familiares, quanto das professoras, a respeito do livro literário, sensibilizando-os para a importância da leitura, por meio das atividades diversificadas e, principalmente, para a autonomia com relação ao tempo de leitura individual ou coletiva, dentro e/ou fora do espaço escolar.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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