Vergonha versus orgulho

as emoções ligadas às práticas de leitura no #desafio1livropormês da tag literária

Autores

  • Pâmela Rosin Professora no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-7778-8874
  • Robert Moura Sena Gomes Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Emoções na leitura, Práticas de leitura e escrita, Campanhas de leitura

Resumo

Ao longo de nossa história, diversas foram as formas de promoção da prática de leitura, especialmente, com a vinda da família real portuguesa (Cf. VARELLA, 2018). Dessa forma, interessados nos estudos discursivos acerca da leitura e dos leitores brasileiros contemporâneos, voltamo-nos à campanha, ou melhor, ao desafio da TAG Experiências Literárias, clube de assinatura de livros, intitulado “Desafio 1 livro por mês” (#Desafio1livropormês). Essa campanha de incentivo à leitura, com doses de campanha publicitária, consiste em “resgatar” o hábito perdido em decorrência da ausência de tempo e da realização de outras atividades que afetam significativamente a leitura literária. Nesse material, isto é, nos vídeos promocionais, nos enunciados verbais e imagéticos enviados aos grupos inscritos nesse desafio, observamos a remanescência de discursos acerca do Leitor e da leitura ideal, das emoções ligadas à essa prática, como o orgulho e sua ausência, a vergonha. Assim, apresentamos a seleção de corpora e análise preliminar que empreendemos desses enunciados desses materiais de campanha disponibilizados particularmente nas plataformas de vídeos. Nossa análise, é orientada por estudos acerca da leitura e do leitor, da história das emoções, subsidiados pelas teorias discursivas, como a Análise do Discurso de orientação francesa e pela História Cultural da leitura. 

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Biografia do Autor

Pâmela Rosin, Professora no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos

Professora no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto na área de Língua Portuguesa; Doutoranda em Linguística pelo Programa em Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (PPGL/UFSCar), atuando nas áreas de Linguagem e Discurso com enfoque nos discursos sobre a leitura e as práticas de leitura e escrita.

Robert Moura Sena Gomes, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (PPGL/UFSCar), atuando na área de Linguagem e Discurso com o desenvolvimento de pesquisa sobre a área de Linguística Folk.

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

ROSIN, P.; MOURA SENA GOMES, R. Vergonha versus orgulho: as emoções ligadas às práticas de leitura no #desafio1livropormês da tag literária. Sede de Ler, v. 8, n. 1, p. 21-30, 1 jun. 2021.