Vergonha versus orgulho
as emoções ligadas às práticas de leitura no #desafio1livropormês da tag literária
Palavras-chave:
Emoções na leitura, Práticas de leitura e escrita, Campanhas de leituraResumo
Ao longo de nossa história, diversas foram as formas de promoção da prática de leitura, especialmente, com a vinda da família real portuguesa (Cf. VARELLA, 2018). Dessa forma, interessados nos estudos discursivos acerca da leitura e dos leitores brasileiros contemporâneos, voltamo-nos à campanha, ou melhor, ao desafio da TAG Experiências Literárias, clube de assinatura de livros, intitulado “Desafio 1 livro por mês” (#Desafio1livropormês). Essa campanha de incentivo à leitura, com doses de campanha publicitária, consiste em “resgatar” o hábito perdido em decorrência da ausência de tempo e da realização de outras atividades que afetam significativamente a leitura literária. Nesse material, isto é, nos vídeos promocionais, nos enunciados verbais e imagéticos enviados aos grupos inscritos nesse desafio, observamos a remanescência de discursos acerca do Leitor e da leitura ideal, das emoções ligadas à essa prática, como o orgulho e sua ausência, a vergonha. Assim, apresentamos a seleção de corpora e análise preliminar que empreendemos desses enunciados desses materiais de campanha disponibilizados particularmente nas plataformas de vídeos. Nossa análise, é orientada por estudos acerca da leitura e do leitor, da história das emoções, subsidiados pelas teorias discursivas, como a Análise do Discurso de orientação francesa e pela História Cultural da leitura.
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